CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | em destaque
 
Brasil

Sexualidade, Saúde e Sociedade n. 25

Este novo número apresenta um dossiê temático sobre movimentos sociais, corpo e autoridade organizado e apresentado por Maria Claudia Coelho e Ceres Víctora.
 
Além do dossiê, os diferentes artigos da edição regular da revista analisam progressos e desafios no exercício do direito à saúde sexual reprodutiva na Argentina dos últimos 40 anos, o corpo como agente em diversas pesquisas, o lugar da teoria queer na educação e os direitos das pessoas trans em decisões judiciais.
 
Alguns textos, em torno de dimensões significativas dos direitos sexuais, tratam temas como o consentimento nas práticas sexuais, o início das trajetórias sexuais, mecanismos de socialização e os limites da autonomia individual no que se refere à definição da própria  identidade de gênero.
 
As contribuições deste número decorrem de distintas perspectivas, como os direitos humanos, o feminismo, a demografia e a antropologia. A partir desses aportes, oferecem pistas analíticas e empíricas que permitem discutir os descompassos, tensões e articulações entre concepções racionalistas da pessoa humana, geralmente incorporadas a leis e sentenças judiciais, e as que emanam da experiência social de sujeitos cultural e historicamente situados.
 
A edição atual inclui também duas resenhas de livros, respectivamente, sobre ciência, medicina e sexualidade na Argentina e no Brasil e sobre carreiras artísticas e sensibilidades femininas no mundo televisivo.
 
Clique aqui para acessar a revista

 

Publicada em: 17/05/2017



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil