CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Lançamentos do CLAM e EdUERJ

Transdiversidades: práticas e diálogos em trânsitos, organizado por Anna Paula Uziel e Flávio Guilhon, é uma coletânea de 29 artigos sobre as experiências de psicólogos e estagiários de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de profissionais de outros estados e instituições brasileiras que enfrentam e refletem sobre os desafios vividos pelas pessoas transexuais.

Retratos de Política LGBT no Estado do Rio de Janeiro, de Sérgio Carrara, Silvia Aguião, Paulo Víctor Leite Lopes e Martinho Tota, desenvolve uma análise abrangente dos padrões de violência e discriminação que atingem a população LGBT do estado, além de acompanhar a implantação do Programa Rio sem Homofobia, inovador dispositivo que, no âmbito das políticas públicas estaduais, busca proteger tal população e promover sua cidadania.

A coletânea Transdiversidades, surgida do seminário ocorrido em agosto de 2014 na UERJ. Um conjunto das suas contribuições discute a experiência dos profissionais que trabalharam nos Centros de Atendimento de Cidadania LGBT do Programa Rio Sem Homofobia em diferentes municípios do Estado. A obra compõe uma compilação extensa e corajosa do trabalho de profissionais diante da temática, marcadas por novos olhares sobre as possibilidades, limitações e precariedades que marcam a rede de serviços dedicados às pessoas trans. A questão da violência emerge com um dos principais desafios para que as pessoas trans possam assumir plenamente seus direitos à cidadania. Face à necessidade urgente de novos saberes e estratégias para a experiência plena desses sujeitos, o volume formaliza a necessidade de um debate amplo, reafirmado pela missão da Universidade de produção de conhecimento e da necessidade inconteste de investimento em pesquisa e práticas profissionais atentas a essas demandas.

Transdiversidades e Retratos são frutos do trabalho conjunto do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS) e do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Transdiversidades integra a coleção “Sexualidade, Gênero e Sociedade” (CLAM/EdUERJ) e Retratos integra a Coleção Documentos do CLAM/IMS/UERJ, também disponível em versão eletrônica de acesso livre em www.clam.org.br/publicações.

Lançamento:

Transdiversidades: práticas e diálogos em trânsitos. Anna Paula Uziel e Flávio Guilhon (orgs). CLAM/EdUERJ - 504 p.

Retratos de Política LGBT no Estado do Rio de Janeiro. Sérgio Carrara, Silvia Aguião, Paulo Víctor Leite Lopes e Martinho Tota. CLAM/IMS/UERJ - 272 p. Distribuição gratuita.

#UERJResiste!

Publicada em: 14/06/2017



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil