CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 


Pesquisadores negras(os) e indígenas

O Grupo de Estudos Feminismos Negros foi criado no ano de 2016 por estudantes de Programas de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde o seu surgimento, o Grupo tem procurado criar e promover espaços institucionais para debater, conversar e refletir sobre as variadas vertentes e propostas existentes de feminismos negros no Brasil e na Diáspora Africana. Tal empreitada culminou, em 2017, com a realização do Seminário “Raça, Gênero e Diáspora”, na qual pesquisadores negros e negras do IFCH puderam apresentar, comentar, trocar e refinar questões pertinentes às suas pesquisas acadêmicas e formação enquanto cientistas.

Como desdobramento positivo das atividades até então realizadas, o objetivo atual é intensificar diálogos entre pesquisadores de outros lugares e para isso temos a intenção de construir um primeiro mapeamento e Catálogo de Pesquisadores Negros, Negras e Indígenas que atuam no campo das Ciências Sociais Brasileiras. Delimitam, enquanto recorte para este primeiro momento, que os participantes possuam a titulação mínima de mestre e que tenham, ao menos em uma das etapas da formação acadêmica, graduação, mestrado ou doutorado em Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Ciências Sociais, Relações Internacionais e Sociologia.

Ressaltam que a circunscrição feita poderá ser, posteriormente, ampliada na medida em que obtiverem sucesso na empreitada. Os dados solicitados buscam gerar informações ainda inexistentes, mas fundamentais para adensar às reflexões a respeito da visibilização de produções intelectuais de pesquisadores e cientistas negras, negros e indígenas no país atualmente.

Ajude na construção desse catálogo divulgando ou preenchendo o formulário abaixo.

Preencha o formulário ou acesse: https://goo.gl/forms/wfm5BoXRT ur9PpRG3

Para mais informações: https://www.facebook.com/FN.Unicamp/

Publicada em: 29/09/2017



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil