CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | em destaque
 


PALESTRAS CLAM/LIDIS - MARÇO

Alice Debauche e Michel Bozon, sociólogos franceses cujas pesquisas abordam a violência nas relações de gênero, estarão na UERJ durante o Mês das Mulheres. O tema constitui uma pauta histórica dos movimentos feministas que, pela sua magnitude e pelas (in)definições conceituais e jurídicas que o cercam, é objeto de disputas políticas muito atuais, evidentes nas campanhas #PrimeiroAssédio e #MeeToo, que recentemente mobilizaram as redes sociais.

Alice Debauche explorará o tema na palestra intitulada “Violências e relações de gênero na França: o exemplo da violência sexual e da violência em espaços públicos” que acontece no dia 12 de março, às 14h no auditório do IMS/UERJ. Haverá tradução simultânea do francês para o português.

A programação continua com a palestra de Michel Bozon, em português, intitulada “Transformações da sexualidade, novos avatares do sexismo nos tempos de #MeToo”, que acontece no dia 19 de março, também às 14h no auditório do IMS/UERJ.

Os autores oferecem contornos a este debate, ressaltando a necessidade constante de repensar as sexualidades, as relações entre gêneros e o modo como o poder é dinâmica e complexamente disputado e distribuído nesse âmbito. Para Michel Bozon, o sexismo tem resistido ao progresso das ideias e normas de igualdade formal entre os sexos, ao atualizar mecanismos de produção e legitimação de desigualdades entre os gêneros. Essa capacidade de movimento dos lugares e modos de justificação de determinadas violências exige que a luta contra elas também seja móvel.

O evento é realizado pelo CLAM (Centro Latino Americano de Sexualidade e Direitos Humanos), do Instituto de Medicina Social (IMS), o LIDIS (Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com apoio do Consulado da França e do Institut Français.

Para assistir e participar dos debates com os pesquisadores, convocamos a comunidade acadêmica, movimentos sociais e outros/as interessados. Até lá!

 

Sobre xs palestrantes

 

Alice Debauche é socióloga, professora da Universidade de Estrasburgo e pesquisadora associada do Instituto Nacional de Estudos Demográficos (Ined), na França. Seu trabalho centra-se na violência sexual, na interface com o gênero, sexualidade e saúde. Foi uma das coordenadoras da pesquisa Violences et rapports de genre (Virage), realizada pelo Ined em 2015, baseada em uma amostra de 27 mil mulheres e homens entre 20 e 59 anos na França.

 

 

 

Michel Bozon, pesquisador do INED, é um sociólogo francês que, desde a década de 1990, concentra-se na sociologia da sexualidade e das relações entre gêneros, articulando pesquisas realizadas na França e em países da América Latina (principalmente Chile, Brasil e México).

Publicada em: 01/03/2018



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil