CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

FAZER-SE NO ESTADO

Com apresentação de Antonio Carlos de Souza Lima (Museu Nacional/UFRJ) e orelha de Maria Filomena Gregori (PAGU/Unicamp), o livro nos brinda com uma etnografia do processo de constituição dos 'LGBT' como sujeitos de direitos no Brasil contemporâneo. 

 

 

"Trata-se de uma singular etnografia das relações pelas quais se forjam sujeitos – e formas de assujeitamento/subjetivação – no cotidiano de uma política de identidades de cunho “participativo”, compondo um panorama dos processos de formação de Estado que, como a autora destaca, são também processos de formação de subjetividades, de afetos, e de redes. Tão importante quanto o conteúdo etnográfico, e a análise do “campo” LGBT, é a construção teórica rigorosa em especial, mas não só, no uso dos textos de uma antropologia sobre/do Estado, testando-a, operacionalizando-a de modo argumentativo. E tudo isso chega-nos pela via de um texto claro, direto e enxuto, tanto quanto denso, reflexivo e inquietante". 

- Antonio Carlos de Souza Lima

 

 A publicação, da Coleção Sexualidade, Gênero e Sociedade do CLAM/EdUerj, está disponível para download gratuito em formato PDF e EPUB

Publicada em: 09/09/2019



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil