CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

Desejos, prazeres e pandemia

Quarta-feira, 19 de agosto, às 18 h, no canal YouTube do CLAM/IMS/UERJ

 
O projeto Gênero & Desigualdades (Pagu/Unicamp e Numas/USP) juntamente com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/UERJ) apresentam o programa Debates, evento mensal on-line que busca discutir as questões de gênero, desigualdades e saúde. 
 
Para abrir a programação conjunta, realizaremos no dia 19/08, às 18h, o primeiro episódio do Debates, “Desejos, Prazeres e Pandemia”.
 
Na medida em que a pandemia nos confronta com a necessidade de isolamento social, como se torna possível vivenciar e experimentar prazeres e desejos? Como o digital, uma das saídas possíveis frente ao distanciamento, reconfigura as relações efetivas e sexuais? Em que medida a pandemia impacta o mercado erótico? Estas e outras questões serão debatidas, com a esperança de que possam trazer outras demandas e experiências. 
 
Para iniciar essa conversa, contamos com: 
 
FELIPE PADILHA – Doutor em sociologia e pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa em Sociologia Digital (FURG).
 
MARIA ELVIRA DIAZ BENITEZ – professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ e co-coordenadora do NuSEX (Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade) da mesma instituição
 
MAY MEDEIROS  –  diretora de produção e de projetos de mídia na empresa luzvermelha.tv. Tem como principais clientes Playboy do Brasil, Canal Brasil e Lust Cinema, além de distribuição em sites próprios.
 
MONIQUE PRADA – trabalhadora sexual, feminista, ativista pelos direitos das prostitutas. Co-editora do projeto MundoInvisivel.ORG, uma das fundadoras da CUTS - Central Única de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais, hoje faz parte da Articulação Nacional de Profissionais do Sexo. É membro do Grupo Assessor da Sociedade Civil de ONU Mulheres no Brasil
 
RENATA CARVALHAES –  psicóloga na Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis e mestra em Saúde Coletiva IMS/UERJ.
 
VICTOR HUGO BARRETO - Pesquisador de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia na UFF. Pesquisador do NuSEX (Núcleo de Estudos em Corpos, Gêneros e Sexualidades)
 
A aula aberta ocorrerá AO VIVO na próxima quarta-feira, 19 de agosto, a partir das 18h, pela página do Pagu no Facebook, pelo canal do Numas no Youtube e canal do CLAM no Youtube. Perguntas da plateia online serão encaminhadas às convidadas. Depois, tudo fica disponível também nas redes sociais do Pagu, do Numas e do CLAM, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente.
 
* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.
 

Acesse ao vivo no canal YouTube do CLAM.

 

Publicada em: 17/08/2020



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil