CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

DEBATES CLAM-PAGU-NUMAS

Gênero & Desigualdades + Saúde

3° DEBATE: Prisões, saúde e marcadores sociais da diferença: reflexões em tempos de pandemia

Acesse aqui os Debates CLAM em vídeo.

Ocorreu no dia 21/10/2020 o terceiro debate mensal online do projeto Gênero & Desigualdades, do CLAM em conjunto com os núcleos PAGU/UNICAMP e NUMAS/USP, que busca discutir as questões de gênero, desigualdades e saúde.

Este terceiro episódio trouxe reflexões sobre prisões levando em consideração os marcadores sociais da diferença e os modos como as questões de saúde foram impactadas pela pandemia de COVID-19. 
 
PARTICIPARAM: 
 
MARTINHO SILVA - graduado em psicologia pela UNB, especialista em saúde mental pela FIOCRUZ, doutor em antropologia pela UFRJ e mestre em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, instituição na qual é professor desde 2012. Também é integrante do grupo de trabalho Drogas e Sociedade na ANPEPP e do grupo temático Violência e Saúde na ABRASCO, associação na qual foi coordenador da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde entre 2017 e 2019.
 
ANNA PAULA UZIEL - Professora Associada da UERJ, coordenadora do LIDIS - Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos, pesquisadora associada do CLAM/IMS/UERJ e fundadora do GEPSID - Grupo de Estudos e Pesquisas subjetividades e Instituições em Dobras.
 
NATÁLIA LAGO - antropóloga, pesquisadora associada ao Numas/USP e ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp. Integrante da Amparar - Associação de Familiares e Amigos de Presas/os.
 
MÁRCIO ZAMBONI - Doutor em Antropologia pela USP (2020) e pesquisador vinculado ao NUMAS - Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença. Membro Consultor da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP no biênio 2017/2018. Co-coordenador da Confinement Network da EASA (European Association of Social Anthropologists) no biênio 2020-2021.
 
VANESSA SANDER - graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente cursa o doutorado na mesma instituição, vinculada ao Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, onde desenvolve pesquisa sobre criminalização e encarceramento de travestis e transexuais.
 
JOYCE GRAVANO - pedagoga,  Articuladora social e pedagógica do Eu sou Eu. Co-fundadora do Espaço de aprendizagem Joyce Gravano . Coordenadora pedagógica do Projeto Educação que liberta. Mãe do João Gabriel.
 
DENISE ANJOS - Fisioterapeuta da Equipe de Atenção Primária Prisional - Resende/RJ. Mestranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ. Pós graduanda em Impactos da Violência na Saúde pela ENSP/FIOCRUZ. Fórum permanente de saúde no sistema penitenciário.
 
Participou também por meio de perguntas o público online dos canais CLAM, PAGU e NUMAS.
 
 
* O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.

Publicada em: 21/10/2020



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil