CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

CORPOS GORDOS E COVID-19

Estigmas, estereótipos, ativismos e resistências.

Quarta-feira, 24 de março, das 18h às 21h. Clique aqui para assistir ao vivo.

A primeira atividade de 2021 do ‘‘Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates’’ será pautada na discussão da relação entre corpos gordos e pandemia de COVID-19 a partir de três eixos: estigmas e estereótipos, ativismos e resistências. O encontro será on-line, com transmissão ao vivo pela página do Pagu no Facebook e pelos canais do CLAM e do Numas no YouTube.

 

O debate contará com a participação de Malu Jimenez, filósofa feminista, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT e fundadora do 1º Grupo de Estudos do Corpo Gordo no Brasil - o PESQUISA GORDA; Marcelle Silva, cientista social e doutora em Sociologia e coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS/UFC) e do Pesquisa Gorda; e Mirani Barros, nutricionista, pesquisadora da corporalidade gorda e mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). A mediação da atividade ficará sob responsabilidade de Carolina Parreiras, antropóloga, pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Unicamp e membro do NUMAS/USP.

É possível participar do debate enviando comentários através dos chats disponíveis em cada plataforma que será exibida a atividade, onde a gravação será posteriormente disponibilizada.

Reveja as outras edições do ‘‘Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates’’ e se inscreva no canal do Youtube do CLAM.

Saiba mais 

O projeto Gênero & Desigualdades é uma realização do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP).  A iniciativa tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.

 

 

Publicada em: 22/03/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil