CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

É hoje! Saúde Trans

Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates

Lutas, processos de cuidado e acesso à saúde de pessoas trans

Quarta-feira 28 de abril de 2021, 17h no YoutTube do CLAM.

 Clique aqui para acessar

 

Esta edição do Gênero & Desigualdades + Saúde - Debates traz para discussão a questão das lutas e dos processos de cuidado envolvidos no acesso à saúde da população trans.

Participam:

SARA WAGNER YORK - Educadora, pai, travesti, avó, PcD, doutoranda em Educação e pesquisadora GESDI/FFP/UERJ

CLEITON VIEIRA DO REGO - Professor de Antropologia Social na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da UFRN. Doutor e mestre em Antropologia Social (UFRN). Atua no campo da Antropologia da Saúde e da Doença. Estuda ativismos biossociais e biossocialidades; circulação, produção e apropriação de conhecimentos médicos sobre corpos sexuados; saúde e medicina trans; adoecimentos de longa duração; inovação médica, ciência e (bio)tecnologia, e práticas profissionais em saúde.

MAYA FOIGEL - Psicóloga e psicanalista, dedicada ao atendimento da população trans no SUS (Sistema Único de Saúde - IPQ-HC-FMUSP e FCMSCSP). Co-fundadora do grupo de trabalho Generidades no Instituto Sedes Sapientiae e é fundadora do TRANSITAR - clínica, ensino e consultoria em questões de diversidade de gênero e sexualidade no Instituto Gerar de Psicanálise. É membra da WPATH - World Professional Association of Transgender Health e co- autora do livro "Tota e o Calombo" da Ed. Incompleta.

GUILHERME ALMEIDA - fez graduação na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ), é mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Atualmente é professor adjunto da FSS/UERJ, onde desenvolve projetos de extensão/assessoria/pesquisa, acompanha estagiários e orienta trabalhos acadêmicos sobre relações de gênero e sexualidade, com ênfase nas experiências e políticas públicas relacionadas à transexualidade. É sub-coordenador do Laboratório Integrado de Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (LIDIS/UERJ).

Mediação:

UESLEI SOLATERRAR - Coordenador técnico do CAPS III Casa Azul (Mesquita-RJ) e doutorando em saúde coletiva (IMS/UERJ).

 

O Debates ocorrerá AO VIVO esta quarta-feira, 28 de abril, a partir das 17h, pelo canal Youtube do CLAM, em simultâneo com o canal do Pagu/Unicamp no Facebook e com o YouTube do Numas.

Perguntas da plateia online serão encaminhadas às/aos convidades.

As gravações dos Debates ficam disponíveis nesses canais.

 

O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.

Publicada em: 28/04/2021



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil