CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | Pesquisas em andamento
 
Brasil

Governo da infância e pandemia

A FAPERJ divulgou no dia 10/03 o resultado da Edição 2021 do edital Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) acesse aqui. A antropóloga Laura Lowenkron, pesquisadora do Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM) e professora adjunta do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), teve o seu novo projeto “Gênero, família e Estado: governo da infância, pandemia e a gestão da (não) reabertura escolar no Rio de Janeiro” contemplado pelo edital.

O JCNE destina-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício ou funcional em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro. O projeto vinculado ao CLAM/IMS/UERJ aprovado pretende contribuir para discussões sobre gênero e cuidado de crianças durante a pandemia de COVID-19 e, ainda, aprofundar, à luz de uma perspectiva interseccional, articulações analíticas entre os campos de estudos de gênero e da Antropologia Estado, que já vem sendo desenvolvidas pela pesquisadora em outros trabalhos.

"A discussão sobre gênero e cuidado de crianças, tão fundamental nos debates acadêmicos e políticos feministas, foi totalmente invisibilizada nas controvérsias públicas sobre a gestão da (não) reabertura escolar durante a pandemia”, observa Laura Lowenkron. Segundo ela, “o projeto busca evidenciar e se contrapor a esse silêncio escandaloso ao explorar como essa gestão estatal se articula de maneiras diferenciadas com a organização social e política do cuidado de crianças pequenas, ancorando-se em e aprofundando desigualdades sociais”.

O tema do projeto contemplado pelo JCNE foi abordado pela pesquisadora em sua apresentação na mesa “Gênero, gerações e cuidado” do IV Encontro da Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismos nas Ciências Sociais (REDEGEN), no dia 24 novembro de 2021. O vídeo da apresentação está disponível no canal do Youtube da RedeGen.

Publicada em: 15/03/2022



IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil