CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Brasil  
Publicada em: 03/08/2011

Jogo de cena


O pesquisador Raphael Bispo, doutorando pelo Museu Nacional/UFRJ, fala como as chacretes (dançarinas que auxiliavam o apresentador Chacrinha em seu programa) lidavam com o estigma de serem “mulheres de televisão” no período conservador da ditadura militar no Brasil.
   
Chile  
Publicada em: 03/08/2011

MULHERES NA REDE


A Fundação Isis Internacional lança o Centro de Documentação Digital das Mulheres da América Latina e do Caribe, iniciativa que permite o acesso virtual a um dos acervos documentais mais importantes para as organizações de mulheres da região. Em entrevista ao CLAM, Lorena Villafañe, fala sobre o desenvolvimento deste projeto. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 27/07/2011

Marco legal, histórico e social


Em fase de finalização, o Estatuto da Diversidade Sexual, elaborado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em parceria com movimentos sociais, prevê a ampliação e o resguardo de direitos que estão interditados ou parcialmente acessíveis à população LGBT. Maria Berenice Dias, presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB, afirma que o texto será enviado ao Congresso.
   
Argentina  
Publicada em: 27/07/2011

Heterodoxias queer


Para a ativista e escritora Valeria Flores, na Argentina pós-matrimônio igualitário, o combate à lesbofobia, transfobia e homofobia, que “impregnam de modo capilar todos os imaginários sociais”, deve se dar em um plano micro-político. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 20/07/2011

Mensagens Equivocadas


Responsabilizar as mulheres pela transmissão do HIV e postular a fidelidade como método de prevenção representam retrocessos na luta contra a epidemia, afirmam María Helena Ahumada e Luz María Yaconí, do Observatório de Políticas Públicas em HIV/Aids do Chile, diante da campanha "Quién tiene Sida". (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 13/07/2011

Masculinidades tojolabales


"A masculinidade é uma construção precária e incerta que se situa mais além do conjunto de atributos, valores e condutas aparentemente essenciais ao varão", afirma o antropólogo mexicano Martín de la Cruz López Moya, que pesquisou a construção da masculinidade entre os tojolabales, povo maya do sul de Chiapas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/07/2011

Gênero e política: barreiras que persistem


Aprovação de proposta no Senado brasileiro que prevê cotas destinadas às mulheres nas eleições proporcionais, no regime de lista fechada, é criticada pela cientista política Céli Regina Pinto. Em matéria de direitos sexuais e reprodutivos, afirma a pesquisadora, o Congresso, conservador, tem dificuldades para lidar com tais assuntos.
   
Brasil  
Publicada em: 06/07/2011

O complexo universo da sexualidade na internet


Em entrevista ao portal GenderIT.org, pesquisadores/as do CLAM e do Sexuality Policy Watch falam sobre os resultados da pesquisa EroTICs, pornografia, direitos sexuais, e a presença marcante de setores conservadores nas discussões sobre políticas de Internet no Brasil.
   
Colômbia  
Publicada em: 06/07/2011

Sexualidade e Migração


Em entrevista ao CLAM, Salvador Vidal-Ortiz fala sobre o lugar da sexualidade nos estudos sobre migração, problematiza as políticas de países considerados "paraísos sexuais"e investiga a rentabilidade de análises que articulam aspectos estruturais e microssociais nos estudos sobre sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 15/06/2011

Migração, gênero e direitos


Diversas formas de discriminação afetam o exercício dos direitos de imigrantes no Chile. Em entrevista ao CLAM, Carmen Torres (Instituto da Mulher) relata os principais achados de um projeto de pesquisa e intervenção sobre a situação dos direitos desta população. (Texto em espanhol)
   
Página 10 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil