CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Chile  
Publicada em: 13/03/2014

O RETORNO DE BACHELET


São altas as expectativas no movimento feminista frente ao novo mandato de Michelle Bachelet como presidenta do Chile. A socióloga Teresa Valdés reflete sobre as oportunidades e desafios para a única mulher que conseguiu eleger-se duas vezes naquele país. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 19/02/2014

Surpresa e indignação


Foi arquivada a investigação sobre a esterilização forçada de mais de 2 mil mulheres indígenas e campesinas no Peru durante o regime de Alberto Fujimori. O promotor do caso apontou que os casos não constituem delito no país. Em entrevista ao CLAM, Rossy Salazar, defensora das vítimas, discute esse argumento e descreve o modo sistemático como as intervenções foram realizadas. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 05/12/2013

É preciso democratizar o espaço público


A incidência desigual da violência urbana restringe a mobilidade das mulheres no espaço público e limita sua autonomia e a possibilidade de participação. Para a pesquisadora chilena Olga Segovia, é necessário acabar com a privatização do espaço público e formular políticas públicas que promovam sua regulação social, no lugar de sua restrição. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/12/2013

Um olhar sociológico sobre a sexologia


Autora de Regulated Passions: the invention of inhibited sexual desire and sex addiction, texto traduzido ao português na edição atual de Sexualidad, Salud e Sociedad, a socióloga Janice Irvine fala do que mudou e o que permaneceu em relação às políticas sexuais e a profissionalização no campo da sexologia desde a publicação de seu livro Disorders Of Desire na década de 1990.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 28/11/2013

Gênero, sexualidade e conflito armado


O antropólogo José Fernando Serrano questiona a perspectiva normalizadora da resolução de conflitos e sua abordagem da homofobia. Sua inscrição nos processos de paz em que a Colômbia transita atualmente depende da compreensão da complexa relação entre gênero, sexualidade e violência armada. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 13/11/2013

Limites da regulação


Para Beatriz Gimeno, o que define a prostituição não é o sexo, mas o poder. Os clientes não querem ‘executivas do sexo’, mas sim mulheres vulneráveis que aceitam o que lhes pedem sem resistências. A agenda regulacionista desconhece essas contradições, opina a feminista espanhola, em continuidade ao debate iniciado aqui sobre as diferentes posições a respeito da atividade. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 07/11/2013

TICs para a igualdade


No encerramento da XII Conferência Regional sobre a Mulher, os delegados reunidos aprovaram o Consenso de Santo Domingo para promover uma cultura tecnológica, científica e digital orientada às meninas e mulheres. Sonia Montaño, diretora da Divisão de Assuntos de Gênero da CEPAL, reflete sobre os resultados.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/10/2013

O dinheiro no amor


“Relações emocionais interpessoais e transações econômicas são inseparáveis. Mesmo na prostituição, onde ambas as partes tendem a fazer tudo para evitar o amor, nada é mais comum do que uma prostituta se apaixonar pelo cliente ou vice versa. E nada é mais comum no matrimônio do que alguém ficar com seu parceiro ou parceira por razões econômicas”, afirma Thaddeus Blanchette nesta entrevista.
   
América Latina  
Publicada em: 02/10/2013

Mundializar a Solidariedade das Mulheres


Visibilizar as lutas das mulheres pela autonomia de seus corpos e a defesa da terra e dos territórios foram alguns dos aspectos abordados na 9ª Marcha Mundial de Mulheres, em São Paulo. Angie Mendoza, fundadora do capítulo chileno, reflete sobre as novas cartografias feministas e as alternativas que as mulheres constroem pelo mundo.(Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 02/10/2013

Cartografias da Experiência


Imbricadas na configuração do espaço e do território, as marcas de gênero, sexualidade, classe e raça afetam o modo com que as pessoas experimentam e se relacionam com a cidade. Em entrevista ao CLAM, Maria Rodó de Zárate fala sobre as negociações espaciais de jovens lésbicas em duas cidades médias, uma no Brasil e outra na Espanha.(Texto em espanhol)
   
Página 3 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil