CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
 
Publicada em: 25/04/2012

ARTIVISMOS HETERODISSIDENTES


As práticas artísticas tomam cada vez maior importância em diversas formas de ativismo. Na Escuela Audiovisual al Borde, na Colômbia, a arte desempenha um papel central como estratégia da luta política. Em entrevista ao CLAM, Ana Lucia Ramírez, uma das coordenadoras do projeto, explora esta articulação. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 18/04/2012

AMPLO USO, POUCA INFORMAÇÃO


Apesar da ampliação do uso do misoprostol como método abortivo na América Latina, existe ainda pouca informação sobre sua utilização e acesso. Em entrevista ao CLAM, a antropóloga Raquel Drovetta apresenta alguns de seus achados a respeito do medicamento no contexto argentino e em outros países da região. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/04/2012

Anencefalia: hora de o STF decidir


“O que deve pesar na decisão do Supremo Tribunal Federal é a ausência de exigibilidade de conduta diversa, ou seja, não se pode exigir da mulher uma conduta diferente que não seja a de interromper a gravidez”. Juiz de Direito José Henrique Torres, sobre o julgamento que discutirá a constitucionalidade da antecipação do parto nos casos de anencefalia.
   
Brasil  
Publicada em: 28/03/2012

O significado do envelhecimento


Nesta entrevista, a antropóloga Mirian Goldenberg (IFCS/UFRJ), organizadora do livro Corpo, envelhecimento e felicidade, fala sobre o significado do processo de envelhecimento e como homens e mulheres vivenciam, percebem e elaboram as mudanças corporais, sociais ou psicológicas resultantes da passagem do tempo.
   
Colômbia  
Publicada em: 14/03/2012

Colômbia aguarda a sentença


Em 2011 a Corte Constitucional colombiana demandou que o Congresso legislasse sobre o matrimônio igualitário. Sete meses depois, o texto final da sentença permanece desconhecido. Em entrevista ao CLAM, Mauricio Albarracín Caballero analisa as consequências deste atraso sobre os direitos das pessoas LGBT. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/03/2012

“Não podemos mais conviver com desigualdades”


Incidir sobre a naturalização da desigualdade entre homens e mulheres é o caminho para melhorar a condição das mulheres brasileiras em aspectos relativos à saúde, aos direitos reprodutivos e ao acesso ao mercado de trabalho, afirma a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, em entrevista ao CLAM.
   
Brasil  
Publicada em: 29/02/2012

Quebrando o silêncio


“É preciso mudar o enfoque dado à homossexualidade na Educação, da área da sexualidade/saúde para o campo da cidadania/direitos”, avalia Toni Reis, presidente da ABGLT e autor da tese de doutorado “O silêncio está gritando: a homofobia no ambiente escolar”, defendida recentemente na Universidad de la Empresa (Montevidéu, Uruguai).
   
Brasil  
Publicada em: 25/01/2012

Álcool e gênero: uma combinação moral


Em entrevista ao CLAM, a psicóloga e doutora em Saúde Coletiva Fernanda de Carvalho Vecchi Alzuguir analisa os impactos do alcoolismo sobre as mulheres. Dimensão moral e relações de gênero são aspectos relevantes no percurso médico dessas mulheres.
   
México  
Publicada em: 18/01/2012

Um espaço de liberdade


"As ruas e os bairros gays são muito mais que cenários de consumo. Articulam práticas identitárias e de visibilidade e, portanto, representam conquistas do espaço público por parte das minorias sexuais", afirma em entrevista ao CLAM o historiador mexicano Rodrigo Laguarda. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 11/01/2012

Integralidade é um objetivo


Coordenadora da área técnica da saúde da mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela afirma que a MP 557 tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços de saúde, lembra que a medida ainda será discutida no Congresso e frisa que o governo está comprometido com a saúde da mulher em todos os seus eventos.
   
Página 7 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil