CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | entrevistas
Argentina  
Publicada em: 10/01/2012

Um campo com pouco diálogo


O campo da sexologia na Argentina é um espaço no qual coexistem trajetórias variadas, na opinião dos pesquisadores Mónica Gogna e Daniel Jones. No entanto, é um campo atravessado por uma grande divisão sexual do trabalho e que carece de articulação com outros discursos e movimentos sociais que trabalham com sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 15/12/2011

DAS CATACUMBAS À ÁGORA


As políticas da identidade inauguraram uma época de direitos para as minorias sexuais. Porém, para muitos homossexuais, este novo mundo também representou perdas. Em entrevista ao CLAM, Ernesto Meccia, autor de Los últimos homosexuales, fala sobre sua abordagem sociológica de “a outra cara da gaycidade”. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 07/12/2011

A violência naturalizada


Estudo sobre violência contra a mulher no Chile questiona o tratamento que o Estado tem dado ao assunto. “Uma abordagem institucional centrada na violência intrafamiliar mantém esta problemática no âmbito privado e desconhece outros tipos de agressões”, afirma a socióloga Sandra Palestro em entrevista ao CLAM. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 30/11/2011

Aids: falhas na prevenção entre jovens


Números divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro apontam que a Aids tem aumentado entre jovens gays. Para o coordenador da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), Veriano Terto Jr, este aumento resulta das persistentes barreiras morais e religiosas que dificultam o controle da transmissão do HIV.
   
Colômbia  
Publicada em: 23/11/2011

Novas questões, velhos argumentos


Cinco anos depois da decisão da Corte Constitucional que descriminalizou parcialmente o aborto na Colômbia, a pesquisadora Annika Dalén analisa o impacto desta decisão nos discursos públicos. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 16/11/2011

Testemunhos contra a discriminação


“Não creio que tenhamos uma sociedade ‘quadrada’. Temos uma elite conservadora, desejosa de instalar sua ideologia patriarcal”, analisa Kena Lorenzini, fotógrafa, escritora e ativista, frente aos ecos do debate sobre orientação sexual e identidade de gênero no Senado chileno.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 08/11/2011

Estereótipos neocoloniais


Ao pesquisar o uso de espaços públicos por parte de gays e lésbicas em Lisboa, o pesquisador português Paulo Jorge Vieira, do Centro de Estudos Geográficos (Universidade de Lisboa), se deparou com formas de xenofobia e discriminação racial contra imigrantes gays brasileiros, evidenciando uma continuidade de discursos coloniais.
   
Brasil  
Publicada em: 01/11/2011

Dois pesos e duas medidas


Em entrevista ao CLAM, a procuradora do Ministério Público de São Paulo Luiza Nagib Eluf avalia os efeitos da mudança introduzida em 2009 no Código Penal brasileiro que unificou sob a categoria de estupro qualquer ato ou crime libidinoso e sexual. O assunto voltou a ser debatido desde que denúncias de assédio sexual a mulheres em vagões do metrô tornaram-se frequentes.
   
México  
Publicada em: 26/10/2011

O que querem os gays?


Em entrevista ao suplemento Letra S, do jornal mexicano La Jornada, o crítico norte-americano David Halperin, da Universidade de Michigan, polemiza a normalização dos estilos de vida gay nos EUA e explora as possibilidades da estética camp para a desestabilização de hegemonias relativas ao gênero e à sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/10/2011

Dívida histórica


Na análise da socióloga Sueli Carneiro, o Brasil tem ainda um longo caminho até corrigir o processo de exclusão e discriminação que atinge mulheres e negros em particular. Segundo ela, as políticas públicas e ações afirmativas, sobretudo no campo da Educação, como o GPP-GeR, têm papel fundamental no processo de redução das desigualdades sociais.
   
Página 8 de 38
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil