CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 


Avaliação do curso GDE

Proposto em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres(SPM/PR), o curso semipresencial Gênero e Diversidade na Escola (GDE) foi desenvolvido pelo CLAM e realizado através de uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) e o British Council, com aportes de diferentes atores e atrizes vinculados aos movimentos feminista, de mulheres negras e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).

O curso GDE discute questões relativas às temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais, buscando promover uma reflexão acerca destes temas a partir de perspectivas diversas: sociocultural, histórica, educacional e política. Rompendo com a lógica de segmentação que caracteriza a abordagem dessas temáticas, o GDE procurou apresentar uma perspectiva transversal, demonstrando como os diferentes preconceitos articulam-se e podem aprofundar as desigualdades sociais.

Após cinco anos de oferta do curso por diferentes universidades públicas estaduais e federais de todas as regiões do país, em 2011 o CLAM foi convidado a realizar um estudo de avaliação sobre a experiência do GDE, por amostra, com fins de subsidiar os gestores de políticas públicas de educação para ações futuras no campo de formação docente em gênero, sexualidade e relações étnico-raciais.

Em 2014 foi realizado na UERJ o Seminário GDE+5 – Processos, Resultados, Impactos e Projeções, onde, a partir dos resultados preliminares da avaliação do curso, teve lugar uma discussão com a comunidade acadêmica e profissionais de educação sobre seus possíveis desdobramentos e projeções. A publicação que aqui disponibilizamos tem por objetivo apresentar reflexões sobre processos, resultados da iniciativa, seus impactos e projeções.

Clique aqui para baixar a publicação

Publicada em: 10/02/2017

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599