CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | notícias CLAM
 
Brasil

ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE

No dia 5 de junho demos começo à etapa final da quarta edição do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade do CLAM/IMS/UERJ, que teve início no dia 30 de agosto de 2019. Apesar dos desafios que a pandemia e as desiguais condições para seu enfrentamento no Brasil trouxeram, chegamos a esta etapa com mais de 50 cursistas aprovados nas primeiras cinco disciplinas, acima do 80% da matrícula inicial. 

O curso aborda as temáticas relativas à construção social das diferenças de gênero e sexualidade na perspectiva das ciências sociais. Busca assim fornecer aos cursistas subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa ou didático-pedagógicos que contemplem tais temáticas. Procura promover o debate em torno dos processos sociais e políticos que transformam diferenças em desigualdades, e coloca em foco respostas que, no campo dos direitos humanos, vêm sendo formuladas para enfrentar práticas de estigmatização e discriminação. Visa, portanto, contribuir para a transformação social através do conhecimento científico e da formação de futuros pesquisadores e profissionais qualificados para trabalhar com essas temáticas.

O EGES é voltado a graduadas e graduados nas áreas de educação, saúde e ciências humanas e sociais. Trata-se de um curso semi-presencial, ministrado fundamentalmente na modalidade de ensino a distância, com duração de um ano e carga horária total de 436 horas, das quais 68 são ministradas normalmente de forma  presenciais na UERJ. Em consideração do distanciamento físico implementado como medida sanitária indispensável para controlar a transmisão do Covid-19, e em cumprimento das determinações da Reitoria da UERJ a esse respeito, as aulas presenciais e provas ministradas durante os meses de abril a junho foram adaptadas, com sucesso, a meios virtuais.

As duas disciplinas finais são dedicadas ao treinamento metodológico e confecção dos trabalhos de conclusão do curso, que consistem em projetos de pesquisa, de intervenção ou pedagógicos, implementando os conhecimentos adquiridos durante o curso. As defesas dos trabalhos ocorrerão nos últimos dias do mês de agosto.

 

 

Publicada em: 21/06/2020

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil