CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 28/07/2016

A história social da Zika


Em entrevista ao CLAM, a antropóloga portuguesa Cristiana Bastos indica caminhos para uma abordagem multifacetada que não esqueça as lições históricas do enfrentamento à Aids.
   
Brasil  
Publicada em: 24/07/2016

O que nos diz respeito


A possibilidade de mobilização política envolve a identificação dos sujeitos com causas em comum, compartilhando suas dores e consequências, muitas vezes dramáticas, na experiência cotidiana. O massacre na boate Pulse, em Orlando — como a revolta de Stonewall — mobilizou e falou mais intimamente a determinados grupos e indivíduos que a outros.
   
Brasil  
Publicada em: 24/07/2016

O terror da zika


Mudança climática, terrorismo e vigilância dos corpos das mulheres se articulam na luta colombiana contra a zika. Em entrevista ao CLAM, Claudia Rivera Amarillo fala sobre as práticas do governo e as narrativas empregadas.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/07/2016

O que é preciso saber sobre a CE


Narrativas sobre a contracepção de emergência revelam concepções equivocadas em relação ao medicamento e uma reprovação moral sobre seu uso, associado a uma suposta falha das mulheres em disciplinar seu exercício sexual e o controle da reprodução. Novo site propaga informações sobre o método aos profissionais de farmácias.
   
Brasil  
Publicada em: 07/07/2016

Políticas de sexo/gênero no esporte


Em artigo, a pesquisadora Barbara Pires fornece um olhar panorâmico das políticas e resoluções do Comitê Olímpico Internacional que impõem métodos de regulação e controle do corpo feminino, para garantir a elegibilidade de atletas em competições a partir de uma distinção sexual ancorada no corpo.
   
 
Publicada em: 16/06/2016

Referências que continuam inspirando


Em conversa pública com Sérgio Carrara, a intelectual e ativista feminista brasileira Sônia Corrêa reflete sobre as confluências históricas que deram lugar à ideia de Diretos Sexuais e os desafios que essas lutas enfrentam hoje.
   
 
Publicada em: 16/06/2016

As pedagogias do estupro


A resposta frente aos episódios de estupro coletivo ocorridos no Brasil, através de uma profusão de depoimentos, manifestos e atos públicos, constitui uma instância pedagógica de construção de sensibilidades em relação aos ideários feministas.
   
 
Publicada em: 16/06/2016

Educação: para onde vamos?


“A reação conservadora está sendo enfrentada e será detida de alguma maneira”, afirma o Professor André Lázaro, responsável pela implantação de importantes políticas de educação inclusiva e diversidade durante o Governo Lula.
   
 
Publicada em: 16/06/2016

Condições para um debate


As respostas à emergência da zika nas Américas estão aquém do esperado, em especial na proteção das mulheres durante a gestação e após o parto. Nesta entrevista, Débora Diniz (ANIS) aborda o protagonismo de gestantes e médicas no cenário da epidemia, e retrata os principais desafios em torno do direito ao aborto e à proteção social das mulheres.
   
 
Publicada em: 16/06/2016

Autonomia desigual


A irrupção da zika na América Latina e as respostas governamentais para conter a epidemia colocam em relevo o lugar que ocupa a autonomia das mulheres em um campo altamente politizado como a reprodução.(Texto em espanhol)
   
Página 2 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil