CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 11/03/2016

Nuevos feminismos y la lucha por los derechos de las mujeres


Para la antropóloga Heloisa Buarque de Almeida, en Brasil, a apesar de las muchas divergências entre los movimientos feministas, es posible hablar de una presencia mayor del feminismo en la arena pública actual. (Texto en portugués)
   
América Latina  
Publicada em: 11/03/2016

Como la espina en el ojo


el derecho al aborto y el acceso a métodos anticonceptivos para las mujeres que viven en países en donde actualmente se presenta una fuerte incidencia de casos de zika.
   
Brasil  
Publicada em: 08/03/2016

Exclusão da Perspectiva de Gênero é Violação dos Direitos Humanos


Docentes e pesquisadores/as vinculados/as a núcleos de pesquisas contestam o posicionamento do Senado sobre a exclusão da perspectiva de gênero nos lineamentos do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e de Gênero. Em documento pormenorizado, demonstram como esse encaminhamento constitui um total desconhecimento de teorias e franca violação dos Direitos Humanos.
   
América Latina  
Publicada em: 16/12/2015

Tensões e deslocamentos


Novo número de Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latino-Americana aborda temas caros aos estudos sobre gênero, sexualidade, saúde e política. Sua capacidade de problematizar questões e produzir deslocamentos faz repensar conceitos clássicos na produção das ciências humanas e sociais.
   
Brasil  
Publicada em: 18/11/2015

Misoginia na rede


A interação entre agressores online e seus “alvos” é peculiar à interatividade e ao anonimato facilitados pela tecnologia da internet. Mas como identificar e punir quem propaga o ódio contra mulheres nos meios virtuais?
   
Brasil  
Publicada em: 18/11/2015

STF julga direitos de pessoas trans


Na quinta-feira (19/11), o Supremo Tribunal Federal brasileiro começou o julgamento de ação que decidirá se “ uma pessoa pode ou não ser tratada socialmente como se pertencesse a sexo diverso do qual se identifica e se apresenta publicamente” à luz da Constituição de 1988.
   
Brasil  
Publicada em: 18/11/2015

Família também mobiliza a ONU


Sociedade civil e comunidade acadêmica brasileiras contribuem para relatório sobre Proteção das Famílias solicitado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Que família é essa? Documento é assinado por diversos núcleos, organizações e associações profissionais.
   
Por el mundo  
Publicada em: 05/11/2015

Aborto: estado da arte


Publicação de CLACAI, CEDES, PROMSEX e o Population Council reúne conhecimento produzido na América Latina entre 2009 e 2014. [Texto em espanhol.]
   
Brasil  
Publicada em: 21/10/2015

Moção de Repúdio


O CLAM apóia a Moção de Repúdio assinada por organizações feministas da América Latina e Caribe contra ações conservadoras do Parlamento brasileiro - como o projeto do Estatuto da Família - que violam os direitos humanos e caminham na contramão de marcadores centrais postulados em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
   
Brasil  
Publicada em: 21/10/2015

Estatuto das Famílias, no plural


Tramita no Senado Federal um Projeto de Lei de autoria da Senadora Lídice da Mata, que dispõe sobre o ESTATUTO DAS FAMÍLIAS em consonância com avanços recentes no sistema jurídico brasileiro com relação à diversidade de formas de se constituir famílias.
   
Página 4 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599