CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 10/06/2015

Depois de 2015


A saúde materna e o HIV/Aids serão dois grandes desafios na agenda sucessora dos Objetivos e Desenvolvimento do Milênio. Suas perspectivas devem transcender as questões técnicas em saúde e abordá-las como questões sociais e políticas, assinalam especialistas. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 27/05/2015

Salvar as mulheres?


No México, as políticas anti-tráfico vulnerabilizam os direitos das mulheres, obstacularizam possibilidades de organização e encobrem profundas estruturas de desigualdade. Especialistas advogam por enfoques alternativos ao resgate de mulheres, que abordem o tráfico para além da exploração sexual. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 22/05/2015

Catálogo online da mostra New Queer Cinema


A mostra New Queer Cinema, que começa na próxima semana em São Paulo e depois segue para Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Curitiba, está disponibilizando seu catálogo on line. Confira.
   
Brasil  
Publicada em: 21/05/2015

Entre a cruz e o Estado


Projeto de lei propondo o ensino do criacionismo nas escolas brasileiras reacende o debate sobre laicidade e liberdade de crença, jogando luz também sobre o desafio de se compreender os conflitos no terreno da educação para além da polarização entre ciência e religião.
   
Brasil  
Publicada em: 12/05/2015

I Seminário Gênero, Sexualidade e Envelhecimento: Problematizações Interseccionais


O Laboratório Integrado em Diversidade Sexual e de Gênero, Políticas e Direitos (LIDIS), o Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ e o Grupo de Estudos de Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades promovem o I Seminário Gênero, Sexualidade e Envelhecimento: Problematizações Interseccionais nos dias 14 e 15 de maio, no auditório do IMS (sala 6.012), 6º andar, Bloco E.
   
América Latina  
Publicada em: 07/05/2015

Expandindo as fronteiras da discussão


Série temática sobre “fundamentalismos”, sexualidade e Direitos Humanos explora a atual vigência de perspectivas não pluralistas em esferas onde a regulação da sexualidade é foco de investimento político e moral.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 06/05/2015

Ativismo orientalista?


A luta pela abolição da "mutilação genital feminina" ganhou importância nas últimas décadas, envolvendo importantes atores internacionais como a ONU. Vozes críticas questionam a abordagem enviesada do tema, a reprodução de estereótipos colonialistas e a estigmatização das mulheres circuncidadas por parte de tal ativismo. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/05/2015

Palestra sobre aborto com Nilcéa Freire


O Instituto de Medicina Social da UERJ e o Centro Rio de Saúde Global promovem a palestra Aborto clandestino e outras violências contra a saúde das mulheres, ministrada por Nilcéa Freire, representante da Fundação Ford no Brasil e ex-ministra da Secretaria de Políticas paras Mulheres da Presidência da República. Dia 14/05, às 10h, no auditório do IMS (sala 6.012, 6º andar, Bloco E).
   
Brasil  
Publicada em: 05/05/2015

Matthew Gutmann em palestra no IMS


Autor de The Meanings of Macho: Being a Man in Mexico City, o antropólogo Matthew Gutmann (Brown University) examinará explicações biológicas sobre o comportamento humano a partir de crenças pseudocientíficas que sustentam a ideia de uma "natureza" masculina caracterizada como sexual e violenta, a qual os homens não poderiam controlar. A palestra ocorre no Auditório do IMS, dia 12/05, 10h.
   
América Latina  
Publicada em: 15/04/2015

Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade


Em sua edição 19, a Sexualidade, Saúde e Sociedade - Revista Latino-Americana apresenta explorações diversas e oferece fragmentos de uma nova imagem caleidoscópica que envolve corpos, sexualidades e identidades, além de apresentar outras possibilidades para compreender as complexas relações que mantêm entre si, sob o impacto das profundas transformações que marcam o cenário contemporâneo.
   
Página 6 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599