CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 01/04/2015

Ofensiva feminista


Iniciativa feminista brasileira busca recolocar a discussão sobre aborto no país, apesar da conjuntura política conservadora atual. Entre as ações em curso, estão audiências com ministros e parlamentares, a promoção de debates e o apoio ao recém apresentado projeto de lei da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos.
   
Brasil  
Publicada em: 01/04/2015

Nova edição do EGeS é iniciada


A 3ª edição do curso contará com 155 alunos, divididos em cinco turmas. Na aula inaugural, o professor Sérgio Carrara salientou a perspectiva sócio-antropológica do curso e discorreu sobre os conceitos de diferença e desigualdade, tópicos centrais para a compreensão dos processos sociais e históricos de distribuição desigual de poder e prestígio.
   
México  
Publicada em: 01/04/2015

Às margens da cidadania


O que acontece com as pessoas LGBT que deixam seus países de origem e entram em outros de forma ilegal com o propósito de fugir das violências que os afetam? A situação de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais centro-americanos migrantes no México permite aproximar-nos à complexidade do problema.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/03/2015

Um crime com nome


Nova lei que tipifica penalmente o feminicídio no Brasil divide opiniões: enquanto uns defendem que fenômenos específicos precisam de respostas específicas, outros argumentam que leis penais não são eficazes para evitar a ocorrência das condutas por elas criminalizadas, ou mesmo na busca por justiça.
   
Chile  
Publicada em: 24/03/2015

Estado civil


A lei de União Civil aprovada pelo Congresso chileno no início do ano abre um novo capítulo no reconhecimento de direitos a casais homossexuais e heterossexuais. O novo estado civil os reconhece como família aos olhos do Estado.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/03/2015

CLAM seleciona bolsista


O CLAM está selecionando estudantes matriculados/as até o 5° período dos cursos de Comunicação Social, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia, Filosofia, História, Letras, Geografia, Administração, Educação ou Direito para estágio. Inscrições até 24/03/2015. Saiba mais.
   
Brasil  
Publicada em: 10/03/2015

Desigualdades persistem


A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro não impede a persistência de uma marcada disparidade salarial em relação aos homens, conforme aponta estudo coordenado pela professora Lena Lavinas.
   
Brasil  
Publicada em: 10/03/2015

O 8 de março é só para mulheres cis?


Devemos continuar comemorando o 8 de março apenas como o dia internacional das (cis) mulheres, como definido pela ONU há quarenta anos? Não seria, talvez, o caso de re-inventar essa data como momento para dar visibilidade a todas as formas de desigualdade, exclusão e violência que decorrem do gênero como materialização de masculinidades e feminilidades culturalmente construídas?
   
Colômbia  
Publicada em: 10/03/2015

Conjuntura favorável?


Relatório analisa o impacto da violência sociopolítica na Colômbia em mulheres indígenas e afrocolombianas, aborda os cruzamentos com a violência sexual e faz um balanço do que tem significado os diálogos de paz entre o governo e as FARC para os direitos das mulheres. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 10/03/2015

In/visibilidades


A partir da instituição do 07 de março como Dia da Visibilidade Lésbica na Argentina, María Luisa Peralta discute o apagamento da identidade masculina de Pepa Gaitán, lésbica cordobesa assassinada em 2010, em relação à representação lésbica e trans nas políticas identitárias. (Texto em espanhol)
   
Página 8 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil