CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 12/01/2015

Resultado da seleção: I Prêmio UERJ de Produção Textual em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos


Saiu o resultado da seleção do I Prêmio UERJ de Produção Textual em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos. Clique aqui para conferir.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 06/01/2015

ABIA lança observatório internacional para colaborar no enfrentamento da aids no mundo


A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), retomando as atividades em 2015, anuncia o lançamento de um novo observatório internacional, o Observatório Global de Políticas de AIDS (GAPW, sigla em inglês). O GAPW tem por objetivo monitorar e desenvolver análises críticas de políticas relacionadas com a aids em nível mundial com foco especial no sul global.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 16/12/2014

Nada sexista


A aparente “vantagem” dos homens em relação às mulheres, no que diz respeito ao número de drogas sexuais no mercado, nada tem a ver com desigualdade de gênero ou sexismo. Significa, ao contrário, a submissão de um número cada vez maior de homens aos imperativos do consumismo médico, apontam pesquisadores.
   
Brasil  
Publicada em: 15/12/2014

Banco de imagens da Fiocruz é disponibilizado para o público nesta segunda-feira, 15/12


O Setor de Multimeios do Icict/Fiocruz lançou um banco de imagens com acervo diversificado e organizado em diferentes galerias – o Fiocruz Imagens. As imagens, que podem ser obtidas a partir do cadastramento no próprio site do banco, atendem às áreas de pesquisa, ensino e comunicação em saúde, mas também outras áreas de conhecimento, e servem para reforçar o acesso livre à informação.
   
Brasil  
Publicada em: 11/12/2014

Prefeitura de São Paulo lança edital para projetos de base comunitária de prevenção às DSTs


O Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo lançou, nessa quarta-feira (10), edital para seleção de projetos de base comunitária a serem desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil e Organizações Não Governamentais de interesse público, sem fins lucrativos, sediadas no município de São Paulo. Inscrições até 23/01/2015.
   
América Latina  
Publicada em: 10/12/2014

Sexualidade, Saúde e Sociedade 18


O número 18 de Sexualidade, Saúde e Sociedade apresenta um conjunto de artigos e resenhas que exploram itinerários vitais, trabalhistas, identitários, não previstos/previsíveis em face das convenções vigentes de gênero e sexualidade. Discutem-se diferentes situações de deslocamento ou ruptura: o sexo comercial; a infertilidade e suas derivações; o uso recreativo do Viagra; entre outros.
   
Nicaragua  
Publicada em: 10/12/2014

As cifras oficiais


Na Nicarágua, o Informe Global de Desigualdade de Gênero foi recebido com duras críticas por colocar a nação latino-americana entre os países onde há “menos desigualdade de gênero”. A construção de indicadores e o impacto do estudo no combate à violencia de gênero geram preocupação. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 10/12/2014

Política do HIV/Aids na Colômbia


Na Colômbia, as barreiras administrativas para o acesso ao teste e a falta de uma política governamental consistente para a prevenção do HIV/Aids preocupam os ativistas. Mauricio Albarracín relata uma situação alarmante. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/12/2014

Novos e velhos desafios


A epidemia do HIV/Aids expande-se no Brasil, na contramão da tendência mundial de redução de novas infecções, afetando sobretudo os jovens entre 15 e 24 anos e em ritmo crescente as mulheres. No que tange à prevenção, é preciso retomar a velha receita de atentar para os valores culturais e contexto de vida dos indivíduos, que tornam os riscos de infecção diferentes para cada um deles.
   
Brasil  
Publicada em: 26/11/2014

Matizes da desigualdade


Pesquisas recentes mostram que, apesar de alguns avanços, a situação das mulheres brasileiras ainda é marcada por disparidades em diversos domínios da vida, como mercado de trabalho e educação. Desigualdades que se tornam ainda mais evidentes quando cruzadas com outros marcadores sociais como raça/cor e região. Assim, ser preta e moradora de regiões periféricas tem um peso maior.
   
Página 9 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil