CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 24/03/2015

Um crime com nome


Nova lei que tipifica penalmente o feminicídio no Brasil divide opiniões: enquanto uns defendem que fenômenos específicos precisam de respostas específicas, outros argumentam que leis penais não são eficazes para evitar a ocorrência das condutas por elas criminalizadas, ou mesmo na busca por justiça.
   
Chile  
Publicada em: 24/03/2015

Estado civil


A lei de União Civil aprovada pelo Congresso chileno no início do ano abre um novo capítulo no reconhecimento de direitos a casais homossexuais e heterossexuais. O novo estado civil os reconhece como família aos olhos do Estado.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/03/2015

CLAM seleciona bolsista


O CLAM está selecionando estudantes matriculados/as até o 5° período dos cursos de Comunicação Social, Ciências Sociais, Serviço Social, Psicologia, Filosofia, História, Letras, Geografia, Administração, Educação ou Direito para estágio. Inscrições até 24/03/2015. Saiba mais.
   
Brasil  
Publicada em: 10/03/2015

Desigualdades persistem


A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro não impede a persistência de uma marcada disparidade salarial em relação aos homens, conforme aponta estudo coordenado pela professora Lena Lavinas.
   
Brasil  
Publicada em: 10/03/2015

O 8 de março é só para mulheres cis?


Devemos continuar comemorando o 8 de março apenas como o dia internacional das (cis) mulheres, como definido pela ONU há quarenta anos? Não seria, talvez, o caso de re-inventar essa data como momento para dar visibilidade a todas as formas de desigualdade, exclusão e violência que decorrem do gênero como materialização de masculinidades e feminilidades culturalmente construídas?
   
Colômbia  
Publicada em: 10/03/2015

Conjuntura favorável?


Relatório analisa o impacto da violência sociopolítica na Colômbia em mulheres indígenas e afrocolombianas, aborda os cruzamentos com a violência sexual e faz um balanço do que tem significado os diálogos de paz entre o governo e as FARC para os direitos das mulheres. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 10/03/2015

In/visibilidades


A partir da instituição do 07 de março como Dia da Visibilidade Lésbica na Argentina, María Luisa Peralta discute o apagamento da identidade masculina de Pepa Gaitán, lésbica cordobesa assassinada em 2010, em relação à representação lésbica e trans nas políticas identitárias. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/02/2015

O olhar do outro


O (dito) “infanticídio indígena”, praticado pelos Yanomami e outros povos tradicionais, coloca-nos diante de uma diversidade de modos de compreender o que é, quando começa e para que serve a vida, e permite ressignificar outros valores culturais, além de ensejar uma oportuna reflexão acerca das reais necessidades desses povos.
   
Brasil  
Publicada em: 24/02/2015

Nota de pesar


Com imenso pesar, o CLAM se junta às outras vozes e organizações atuantes no campo dos direitos sexuais e reprodutivos e lamenta as mortes das militantes feministas brasileiras Lurdinha Rodrigues, Rosângela Rigo e Célia Maria Escanfella, vítimas de um acidente de carro ocorrido no início da tarde do dia 14 de fevereiro, no interior da Bahia.
   
Brasil  
Publicada em: 03/02/2015

Aborto: o que pensa a nova Câmara?


Levantamento revela que 52,8% dos/as deputados/as brasileiro/as eleitos/as no último pleito só admitem aborto de acordo com a lei atual. Dos 513 deputados, 271 (52,8%) se disseram favoráveis ao aborto nas situações atualmente previstas em lei; 90 (17,5%) admitem a prática em mais situações; 58 (11,3%), em menos situações ou em nenhuma; e 94 (18,3%) não responderam.
   
Página 9 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil