A seleção de candidatos/as para treinamento como professores/as online do curso a distância “Gênero e Diversidade na escola” procurou privilegiar a combinação de critérios para o bom andamento do projeto, como: a familiaridade com os temas em questão, a qualificação acadêmica e a experiência em capacitação e docência.
“O processo de seleção foi árduo e gostaríamos de contar com um número maior de professores/as. Restrições orçamentárias nos impediram selecionar um número muito grande de candidatos/as de fora do Rio de Janeiro, local previsto para a capacitação”, afirma Fabíola Rohden, coordenadora do projeto.
Resultado de um esforço de divulgação, a coordenação do projeto recebeu cerca de 1.300 currículos de estudantes e profissionais da área das ciências sociais e afins com interesse nas temáticas de gênero, sexualidade e relações raciais.
“Na verdade, nos surpreendemos com a quantidade de inscritos/as qualificados em termos de formação acadêmica e experiência profissional. Esperamos que, em breve, possamos contar com a colaboração daqueles que não puderam ser selecionados nesse momento”, diz a coordenação.
Os 50 candidatos/as selecionados deverão participar de treinamento, em período integral, entre os dias 20 e 24 de março, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Após a realização desta etapa, será feita uma nova seleção que definirá os 36 professores/as online para atuar no curso durante o período de maio a julho.
Para confirmar o interesse em participar do projeto, os escolhidos/as deverão ler o documento “Ações para docência online” e enviar e-mail para clamead@ims.uerj.br até o dia 10 de março. Na mensagem, é preciso que o candidato envie os seguintes dados: nome completo, endereço residencial, bairro, cidade, Estado, CEP, telefones residencial e celular, e-mail próprio, data de nascimento, nome da mãe, CPF, PIS/PASEP, RG com data e órgão de expedição e informações bancárias (nome da instituição financeira, agência, conta corrente e nome do titular da conta).
Lista final de candidatos aprovados
1 – Acácia Batista Dias
2 – Alane Michelini Moura
3 – Alessandra Tosta
4 – Alexandre Franca Barreto
5 – Amilcar Araujo Pereira
6 – Ana Beatriz Sousa Gomes
7 – Ana Paula da Silva
8 – Ana Paula dos Reis
9 – André Luiz dos Santos Barbosa
10 – Aparecida Fonseca Moraes
11 – Ari José Sartori
12 – Bárbara Oliveira Souza
13 – Berenice Alves de Melo Bento
14 – Cláudia Regina de Paula
15 – Cynthia Teixeira de Souza
16 – Daniela Auad
17 – Daniela Finco
18 – Daniela Tonelli Manica
19 – Deborah Silva Santos
20 – Denise M. Botelho
21 – Elielma Ayres Machado
22 – Fernanda Vecchi Alzuguir
23 – Helyom Rogério Viana da Silva Telles
24 – Ivia Maksud
25 – Jacira Reis da Silva
26 – Jimena Furlani
27 – Joselina da Silva
28 – Lauro Cornélio da Rocha
29 – Luciane Soares da Silva
30 – Marcelo Tavares Natividade
31 – Márcia Oliveira Cavalcante Campos
32 – Marcia Pereira Cunha
33 – Marcia Taborda Corrêa Oliveira
34 – Marcilene Garcia de Souza
35 – Márcio André de Oliveira Santos
36 – Marcos Renato Benedetti
37 – Maria Lúcia de Macedo Cardoso
38 – Mariana Cunha Pereira
39 – Regina Facchini
40 – Regina Maria Mac Dowell de Figueiredo
41 – Ricardo de Castro e Silva
42 – Rolf Ribeiro de Souza
43 – Samantha Freitas Stockler das Neves
44 – Sandra dos Santos Andrade
45 – Simone Ferreira Alvim
46 – Sônia de Almeida Pimenta
47 – Sonia Duarte Travassos
48 – Syane Costa de Paula
49 – Willer Baumgarten Marcondes
50 – Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira
Pré-docência
- Leitura prévia dos conteúdos produzidos para o curso “Gênero e diversidade na escola”, que serão objeto de discussão no curso de formação de professores online. O material será encaminhado via e-mail, logo após a confirmação de disponibilidade para participar do projeto.
Pedagógicas
- Mediar a aprendizagem das e dos docentes-cursistas a partir do desenho didático do curso online “Gênero de diversidade na escola”.
- Incentivar a construção dos conhecimentos por meio da reflexão crítica e da autoria coletiva, valorizando a diversidade e perspectivas de análise de cada participante.
- Esclarecer prontamente as dúvidas das e dos docentes-cursistas sobre conteúdo e atividades.
- Indicar outras fontes de leitura (textos, imagens, projetos) sem comprometer ou substituir o desenho didático e a autoria das e dos docentes-especialistas que escreveram as unidades de cada módulo do curso online.
- Incentivar que as e os docentes-cursistas disponibilizem no ambiente online do curso suas autorias, projetos didáticos, planos de aula e bibliografia.
- Mediar as discussões nos fóruns de discussão, questionando e valorizando as idéias e as experiências formativas das e dos docentes-cursistas.
- Relacionar a teoria com a prática, incentivando a transposição didática dos conteúdos e temas abordados no desenho didático do curso.
- Avaliar a participação das e dos docentes-cursistas de acordo aos indicadores de avaliação do projeto negociando processos e resultados.
- Fornecer feedbacks claros e detalhados das atividades e das contribuições das e dos docentes-curstistas nas interfaces/ferramentas do curso.
- Incentivar a avaliação dialógica, ou seja, as e os docentes-cursistas devem avaliar a participação e o desempenho das e dos docentes on-line.
Sócio-afetivas
- Estabelecer vínculos afetivos com as e dos docentes-cursistas através de uma comunicação pessoal, informal e bem humorada.
- Incentivar a colaboração entre as e os docentes-cursistas estimulando a troca de saberes e experiências culturais.
- Estabelecer uma relação horizontal com as e os docentes-cursistas. Afinal todas e todos são docentes.
- Respeitar os estilos pessoais de aprendizagem, promovendo um ambiente virtual amigável e que garanta a emergência de conflitos e consensos.
Gerenciais e tecnológicas
- Abrir, gerenciar e organizar as discussões nos fóruns, e disponibilizar recursos e áreas do sistema necessários ao cumprimento das atividades.
- Lançar notas e avaliações nas planilhas e sistemas acadêmicos do curso nos prazos estabelecidos pela coordenação de EAD.
- Elaborar relatórios de desempenho da turma.
- Negociar o cumprimento das atividades dos docentes-cursistas sem comprometer o andamento do curso que tem calendário e prazos bem demarcados.
- Socializar com a coordenação de EAD as críticas, dúvidas e sugestões das e dos docentes-cursistas.
- Participar da SOP – sala online dos professores – compartilhando seus dilemas e autorias com as e os colegas docentes-cursistas e a coordenação de docência on-line.
- Utilizar com desenvoltura as tecnologias digitais de informação e comunicação, bem como o ambiente virtual do curso organizando e conduzindo os debates on-line.
- Encaminhar para o suporte técnico (help-desk) as dúvidas técnicas das e dos docentes-cursistas, incentivando-os a buscarem diretamente, caso seja necessária, a ajuda do suporte técnico. Acompanhar o problema.
- Orientar as e os docentes-cursistas sobre os procedimentos básicos do curso – a forma de submeter trabalhos, acessar conteúdos, enviar mensagens, participar de bate-papos (chats). Incentivar que as e os docentes-cursistas leiam e estudem o módulo de abertura do curso.