CLAM – ES

GT 16 – TEMAS ATUAIS RELACIONADOS À QUESTÃO DE GÊNERO ENTRE OS POVOS INDÍGENAS da 26ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia (Desigualdade na diversidade)

Ementa

A questão de gênero se firmou na etnologia brasileira há algumas décadas, enfocando e descartando a relevância de determinadasquestões, tais como a universalidade da dominação masculina. O quevingou foi a relevância de gênero como porta de entrada à questão dedesigualdade nas sociedades indígenas. Hoje em dia as agências de financiamento de projetos de saúde, de educação e de desenvolvimento (sejam da esfera estatal ou ONGs), demonstram interesse em saber comocada projeto atende os interesses específicos de cada gênero. NoBrasil, a categoria ‘índio’ abrange desde os falantes de línguas indígenas até àqueles que falam somente o português. Há grupos quevivem relativamente isolados, e outros que habitam os centros urbanos.O GT propõe analisar essa heterogeneidade. Há também interesse emtrocar experiências com pesquisadores de outros países latino-americanos, e de outras regiões do mundo, com a única restriçãode usar o português como a língua franca. Durante muito tempo osestudos de gênero enfocavam principalmente as mulheres. Paracontrabalançar isso, o GT incentiva o envio de comunicações sobre a masculinidade, e sobre a homossexualidade (um terreno praticamentevirgem na etnologia brasileira). Muito já foi escrito sobre amenstruação, mas pouco foi articulado a respeito das representaçõessobre o sêmen. Há uma série de trabalhos que abordam a sexualidade, mas praticamente nada sobre a prostituição, e temas como DST.

Haverá duas formas de participação nos GTs:

Apresentações Orais

Apresentação de Painéis (atividade voltada prioritariamente paragraduados e/ou graduandos).

Data limite para submissão de propostas: 29 de janeiro de 2008.

Data de divulgação das propostas selecionadas: 27 de fevereiro de 2008.

As inscrições de propostas de Apresentação Oral nos Grupos de Trabalho serão realizadas exclusivamente por meio do site da 26ª RBA:

A proposta de Apresentação Oral nos Grupos de Trabalho deve conter informações pessoais do proponente de acordo com a ficha de inscriçãoe as seguintes informações do trabalho:

Título

Resumo (com até 1500 caracteres com espaço)

Cada participante poderá submeter trabalho a apenas um Grupo de Trabalho.

A seleção de apresentações orais será de responsabilidade docoordenador que considerará a seguinte composição final dosparticipantes:

50% de sócios da ABA (em dia)

25% de orientandos de sócios da ABA (em dia).

25% livre.

Os interessados em submeter proposta de filiação à ABA devem estar comtoda a documentação completa em 10 de dezembro de 2007.

Maiores informações no site da ABA

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *