CLAM – ES

ABRASCO evalúa el GT Gênero y salud

Criado em 1995, o Grupo Temático Gênero e Saúde tem como finalidade ampliar a incorporação da perspectiva de Gênero nos espaços de atuação da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Em agosto, o GT realizou, durante o 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva a oficina Políticas de Saúde para as Mulheres e Reformas do Setor Saúde: focalização ou universalidade?

Segundo avaliação da médica Wilza Vieira Vilela, coordenadora do GT, os debates travados em 2006 mostraram que a garantia de ações de saúde de qualidade para as mulheres é essencial, embora não suficiente; e que as dimensões técnicas, políticas, econômicas e as concepções ideológicas que permeiam as propostas de eqüidade na saúde são temas que precisam ser abordados sob o enfoque de gênero. Para ela, ficou também “evidenciada a necessidade de problematizar a pobreza como um determinante específico da (falta de) saúde das mulheres”.

Clique aqui e conheça o relatório completo de Gênero e Saúde no 11° Congresso Mundial de Saúde Pública e 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, edição especial do Boletim Informativo da ABRASCO sobre as atividades desenvolvidas pelo GT este ano.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *