O “Seminário Direitos das Mulheres Homoafetivas” tem como objetivo a conscientização dos direitos para uma cidadania plena e digna das mulheres homoafetivas, sendo uma nova perspectiva de interação entre movimento social, academia, e direitos de lésbicas, gays ,bissexuais, travestis e transexuais –LGBTs -, com foco na realidade cotidiana.
No Brasil não há nenhuma lei que garanta os direitos das mulheres homoafetivas e criminalizem a prática homofóbica, impedindo a hegemonia jurídica e social em todo território nacional. A Lei Maria da Penha é uma exceção dentro desse cenário de injustiça promovendo a proteção contra a violência doméstica as mulheres, independente de sua orientação sexual. Dessa forma ela tranformou-se em um marco, apesar de sua pouca visibilidade dentro dos conceitos heteronormativos que predominam dentro da sociedade machista, sexista e homofóbica, em que vivemos. Sua criação ocorreu em 2006 e o Movimento D’ELLAS desempenha um importante papel de divulgação, trabalhando na conscientização da sociedade brasileira, principalmente através da campanha TEM MULHERES NA PARADA!!!.
Este seminário também abordara outro tema polemico que vem, progressivamente, despertando interesse acadêmico e sendo muito debatido pela mídia: A diversidade parental. Tema este que é uma pauta de extrema importância para a garantia da cidadania dos direitos LGBTs. É com muito orgulho que nós mulheres homoafetivas, convidamos a todas as pessoas para este momento de DIREITOS DAS MUHERES HOMOAFETIVAS.
· Inscrições pela internet de 01 a 15 de agosto de 2009 – seminario@orgulho.org.