CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 10/02/2017

Expertise leiga e ativismos


A passagem do lugar de ´afetados´ à mobilização permitiu criticar a política da epidemia da Aids. A construção de conhecimento pelo ativismo da Zika também alerta sobre regras que precisam ser mudadas.
   
Brasil  
Publicada em: 10/02/2017

Zika: é preciso manter o foco


Se o impacto social da nova epidemia sobre a vida das mulheres e crianças não for enfrentado, a Zika vai acabar indo para debaixo do tapete com todas as outras que já estavam lá, alerta Tânia Saad, neuropediatra do IFF/Fiocruz.
   
 
Publicada em: 10/02/2017

Saúde, abandono e subordinação


Para a antropóloga Adriana Garriga-López, a resposta do governo norte-americano frente à zika reproduz o caráter prescindível das vidas portorriquenhas. (Texto em espanhol)
   
 
Publicada em: 10/02/2017

Avaliação do curso GDE


Apresentamos a publicação com os resultados do estudo de avaliação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), política do governo brasileiro para a promoção de uma educação inclusiva, através da discussão de questões relativas às temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais.
   
 
Publicada em: 10/02/2017

Prazeres, cuidados e direitos


Novas grandes epidemias como o HIV/Aids e a Zika continuam desafiando a cientistas, gestores e movimentos sociais. Membros da ABRASCO refletiram sobre formas mais eficazes e humanitárias de promoção do cuidado em saúde.
   
Brasil  
Publicada em: 28/07/2016

Todas as mulheres?


A maioria das afetadas pela Zika são mulheres pobres em situação de hiper-maternagem, com pouco acesso ao planejamento familiar e sem poder de negociação com seus parceiros, descreveu Sinara Gumieri (ANIS) em recente debate. Quando a mídia volta seu olhar para outros temas e o Estado não lhes oferece respostas, elas se tornam ainda mais invisíveis
   
Brasil  
Publicada em: 28/07/2016

A história social da Zika


Em entrevista ao CLAM, a antropóloga portuguesa Cristiana Bastos indica caminhos para uma abordagem multifacetada que não esqueça as lições históricas do enfrentamento à Aids.
   
Brasil  
Publicada em: 24/07/2016

O que nos diz respeito


A possibilidade de mobilização política envolve a identificação dos sujeitos com causas em comum, compartilhando suas dores e consequências, muitas vezes dramáticas, na experiência cotidiana. O massacre na boate Pulse, em Orlando — como a revolta de Stonewall — mobilizou e falou mais intimamente a determinados grupos e indivíduos que a outros.
   
Brasil  
Publicada em: 24/07/2016

O terror da zika


Mudança climática, terrorismo e vigilância dos corpos das mulheres se articulam na luta colombiana contra a zika. Em entrevista ao CLAM, Claudia Rivera Amarillo fala sobre as práticas do governo e as narrativas empregadas.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/07/2016

O que é preciso saber sobre a CE


Narrativas sobre a contracepção de emergência revelam concepções equivocadas em relação ao medicamento e uma reprovação moral sobre seu uso, associado a uma suposta falha das mulheres em disciplinar seu exercício sexual e o controle da reprodução. Novo site propaga informações sobre o método aos profissionais de farmácias.
   
Página 1 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil