Coordenação: Sergio Carrara (IMS/UERJ) e Silvia Ramos (CESeC)
Realizada em parceria com grupos ativistas e instituições acadêmicas, a pesquisa visa levantar dados sobre vitimização e discriminação de homossexuais no Brasil. Enfoca também aspectos relativos à sociabilidade e sexualidade de gays, lésbicas e transgêneros, além de traçar o perfil social e político dos manifestantes das paradas de orgulho GLBT.
Em 2003 e 2004, o estudo foi realizado em conjunto com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Universidade Cândido Mendes e com o Grupo de Conscientização Homossexual Arco–Íris (GAI) durante a Parada de Orgulho GLBT do Rio de Janeiro.
Em 2004, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS), com o Grupo Pela Livre Expressão Sexual (Nuances) e com o Cesec, a pesquisa foi também realizada na Parada Livre de Porto Alegre.
Em 2005, a pesquisa foi feita na 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, numa parceria do CLAM e do Cesec com a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, com o Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (Unicamp) e com o Departamento de Antropologia da USP.