O Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais (NBLAC ), da Universidade Federal do Ceará (UFC campus Cariri), promove o III Curso de Extensão Iniciativas Negras Trocando Experiências e o I Seminário de violência racial e de gênero. A aula inaugural e o Seminário serão no dia 04 de outubro (terça feira), às 18:30, no Teatro do SESC Juazeiro.
Na programação, está prevista a palestra da ativista uruguaia, a Sra. Ana Karina de Godoy, coordenadora da Red de Mujeres Afrolatinomericanas y Afrocaribeñas.
O curso se realizará entre 04 e 14 de outubro de 2011(http://nblac.cariri.ufc.br). A programação terá como destaques:
Mesa redonda : Dia 05, das 14 às 17hs – SESC Juazeiro – “As religiões afro Brasileiras e a luta por direitos” , com a presença do Babalaô Ivanir dos Santos idealizador da Marcha pela Liberdade Religiosa do Rio de Janeiro.
Palestra: Dia 06, das 19 às 21:30 – SESC Juazeiro – “ A importância da África para as Ciências Sociais”. Prof. Dr. Valter Silvério, da Federal de São Carlos
Mesa redonda: Dia 07, das 14h às 18h – REFESA (Crato)- O Enlace entre a Lesbofobia e a Heteronormatividade. Prof. Dra Suely Aldir Messeder da Universidade do Estado da Bahia.
Lançamento do Livro: Dia 11, das 18:30 – URCA (Crato) “Artefatos da Cultura negra do Ceará” – organizado por Henrique Cunha Jr ( UFC), Joselina da Silva ( UFC Cariri) e Cícera Nunes (URCA)
Palestra: Dia 11, das 15:00 ás 17:00 – Fernando Murilo, Ativista do movimento Afrocolombiano a temática do Hip Hop.
Mesa redonda: Dia 13, das 8:30 às 12 – Memorial Pe. Cícero – Racismo ambiental. “Construindo estratégias de luta contra o Racismo Ambiental, a partir do Mapa de conflitos da Fiocruz” Prof. Dra. Tânia Cecília P. da Silva da Fundação Osvaldo Cruz.