CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Lançamento do livro Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil

A Editora AnnaBlume convida para o lançamento do livro “Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil”, de Anna Paula Vencato. O lançamento do livro será precedido por uma roda de conversa entre a autora, Laerte Coutinho e duas integrantes do clube de crossdressing apresentado no livro e interlocutoras da pesquisa, Patrícia Din e Márcia Rocha.

O livro, que faz parte da Coleção Queer da editora, conta com a apresentação do antropólogo Peter Fry, que orientou o trabalho de pesquisa da autora ao longo de seu doutoramento. A capa é ilustrada pelo cartunista Laerte Coutinho, também conhecido atualmente pela publicização de seu crossdressig. O livro conta ainda com o prefácio de Maria Filomena Gregori, professora da UNICAMP.

"Sapos e Princesas" resultou de uma pesquisa sobre homens que praticam crossdressing. Mostra como o "vestir-se de mulher" é negociado com suas famílias, amigos, outras crossdressers. Aborda como esses homens negociam o estigma relativo à prática do “crossdressing” e o segredo necessário para que mantenham o status em suas vidas cotidianas quando não estão “montados”. Questões como manejo do estigma e o prazer de montar-se mulher norteiam o texto de forma que suas histórias evidenciam que antes de compreender crossdressers como "marginais" ou "desviantes" é melhor entender como constroem uma vida dupla que coloca em xeque uma separação absoluta entre o que é desvio e o que é norma social. Peter Fry, em sua apresentação ao livro, nos informa que, “o leitor desavisado poderia se perguntar se crossdressers não eram travestis com nome inglês. Mas quando se trata da crescente diversidade de sexo/gênero, uma característica importante são as sutis distinções entre identidades em constante formação e fluxo. Esse livro revela que embora crossdressers, como travestis, se montam com roupas associadas às mulheres, a semelhança acaba aí. Muitos deles/delas têm esposas mulheres e, se desenvolveram uma série de comportamentos, etiquetas e valores que distinga uma identidade da outra, não menos complexos são os procedimentos para manter relativamente separadas as suas vida en femme (princesas) e de sapo.”

A autora é Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É Pesquisadora Associada dos grupos de pesquisa Corpo, Identidade e Subjetivações, da UFSCar e Transgressões – Gênero, Sexualidades, Corpos e Mídias Contemporâneas, da UNESP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Paulista e Assessora de Políticas LBT da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem atuado em pesquisas, publicações e organização de eventos com as temáticas de gênero, sexualidades, corporalidades, crossdressing e diferenças.

Serviço:

Lançamento do livro: “Sapos e Princesas: prazer e segredo entre praticantes de crossdressing no Brasil.” (Ed. AnnaBlume, Coleção Queer).

Data: 20 de novembro de 2013.

Horário: 16 às 19h.

Local: Livraria da Vila

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros, São Paulo, SP