CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Os desafios da transversalidade em uma experiência de formação on line: curso Gênero e Diversidade na escola (2008)

Organização: Fabíola Rohden, Leila Araújo, Andreia Barreto.

ISBN: 978-85-89737-10-4

Este livro da coleção Documentos CLAM apresenta uma coletânea de artigos que relatam e avaliam a execução do curso "Gênero e Diversidade na Escola" na sua versão piloto. Trata-se de uma experiência inédita de formação de profissionais de educação a distância nas temáticas de gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. O curso foi oferecido no ano de 2006, em seis municípios (Porto Velho, Salvador, Maringá, Dourados, Niterói e Nova Iguaçu), com um total de 1.200 vagas, priorizando professores e professoras das disciplinas de ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries.

Foi resultado de uma articulação entre diversos ministérios do Governo Federal Brasileiro (Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e o Ministério da Educação), British Council (órgão do Reino Unido atuante na área de Direitos Humanos, Educação e Cultura) e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ). Desde a sua implementação, em 2003, o CLAM tem se dedicado à pesquisa e à formação na área dos estudos de sexualidade e gênero e busca contribuir para a formulação de politicas públicas que visem à diminuição das desigualdades sociais na América Latina. Dada sua expertise e sua missão institucional, O CLAM participou da concepção e coordenou a execução do projeto. Esta publicação tem como objetivo apresentar análises produzidas por diferentes atores participantes do processo de execução do curso.