CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Até o dia 27 de fevereiro de 2024 as/os/es estudantes da pós-graduação poderão efetuar suas inscrições nas disciplinas a cursar no semestre de 2024.1, através da Intranet (sistema interno do IMS). Os alunos externos devem preencher o formulário de inscrição que se aplica a sua condição clicando em um dos links para Aluno Especial (de outro programa) ou Ouvinte. Após preencher o formulário, o discente deve enviá-lo para o email secretariaimsuerj@gmail.com, com o nome do aluno no assunto, da seguinte forma: NOME DO ALUNO – INSCRIÇÃO 2024/1. Para mais informações, acesse o site do IMS/Uerj ou envie email para secretariaimsuerj@gmail.com. O período para alterar as matrículas (inclusão ou cancelamento) vai do dia 15 ao 19/04/2024.  Confira abaixo a lista das disciplinas eletivas de 2024.1 lecionadas por professores vinculados ao Clam:

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde II (ME CHS) / (DO CHS)
Gênero, sexualidade e violência: dimensões públicas e íntimas em abordagem etnográfica

Códigos: IMS037140 / IMS38276

Carga horária: 30; Créditos: 2; Turmas 002 e 003

Professor: HORACIO FEDERICO SÍVORI

Local: IMS

Vagas: 20

Período do curso: 12/03/2024 até 02/07/2024

Horário: terça-feira – 14:00 hs até 17:00 hs

Objetivos:

Introduzir, delimitar e comparar os âmbitos analíticos que dão lugar a diferentes definições de violência. Explorar as vertentes que abordam as violências marcadas por gênero e por preconceito sexual, bem como sua interseção com outros marcadores de diferença, particularmente a raça. Discutir em profundidade estudos empíricos de caráter etnográfico que abordam violências marcadas por gênero e por preconceito sexual como objeto de estudo.

Não possui pré-requisitos.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde II (DO CHS)

Culturas terapêuticas – a construção de constelações terapêuticas hibridas

Código – IMS38276

Carga horária: 30; Créditos: 2; Turma 002

Professora: JANE ARAUJO RUSSO

Local: IMS/UERJ

Vagas: 20

Período do curso: 17/04/2024 até 12/06/2024

Horário: quarta-feira – 13:30 até 17:30 h

Objetivos:

A noção de que culturas terapêuticas diversas correspondem a formas particulares de construção da subjetividade costuma fundamentar as pesquisas neste campo de estudos, associando a difusão de uma cultura terapêutica “psi” à construção da subjetividade moderna. Neste curso buscaremos discutir criticamente esta noção, assim como a ideia subjacente de “modernidade”. Pretendemos, focalizando categorias e conceitualizações ditas “não modernas”, analisar como as pessoas utilizam diferentes recursos e constroem constelações terapêuticas hibridas para enfrentar situações de mal-estar físico, psicológico e/ou espiritual. Estas constelações articulam muitas vezes recursos, saberes e práticas que, numa perspectiva mais convencional, podem ser classificadas de diferentes formas: sagrados/profanos, modernos/tradicionais, científicos/alternativos, etc. Nosso propósito consiste em questionar precisamente tais categorias dicotômicas associadas ao pensamento moderno, analisando as hibridações e porosidades existentes entre elas, bem como revisar a ideia de uma subjetividade “psicologizada”, correspondente a um sujeito autônomo, subjacente a tais dicotomias. A partir da leitura de textos com diferentes abordagens disciplinares e teóricas, discutiremos a forma pela qual a construção de redes terapêuticas híbridas se conecta a formas diversas de entender/viver a subjetividade; e como a convivência de diferentes formas de cura e auto-cuidado, muitas vezes dentro da mesma constelação terapêutica, se associa com formas diversas de viver a realidade e entender o mal-estar. A partir de tais leituras pretendemos examinar a articulação entre diferentes ontologias e o que estamos chamando de constelações terapêuticas.

PRÉ-REQUISITOS: nenhum.

Aberta para alunos de mestrado e doutorado.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde III (ME CHS)/ (DO CHS)

Direitos humanos e Ciências sociais e humanas como espaços de resistência [aula ministrada em parceria Capes Print e com o Instituto de Psicologia]

Códigos: IMS37253/ IMS 38253

Carga horária: 15; Créditos: 1 Turmas 001e 002

Professores: MARIO PECHENY (UBA/CONICET); ANNA PAULA UZIEL (IP-UERJ); HORACIO FEDERICO SÍVORI

Local: Instituto de Psicologia, UERJ

Vagas: 10

Período do curso: 06/05/2024 até 03/06/2024

Horário: segunda-feira – 16:00 h até 19:00 h

OBJETIVOS:
Neste seminário propomos discutir, à luz de certas categorias desenhadas por Hannah Arendt, Norbert Lechner, Judith Butler e outros autores e autoras, os desafios enfrentados tanto pela linguagem e prática dos direitos humanos como pela linguagem e prática das ciências sociais e humanas, em contextos do autoritarismo, do neoliberalismo e da ascensão da extrema direita.

Não há pré-requisitos.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde III (DO CHS)

Participação na prática: aprendizados durante conferências de saúde

Código: IMS38277

Carga horária: 15 h; Créditos: 1; Turma 001

Professores: MARTINHO BRAGA BATISTA E SILVA E RONALDO TEODORO

Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA

Vagas: 100

Período do curso: 13/03/2024 até 10/04/2024

Horário: quarta-feira – 09:30 até 12:30 h

Objetivos:

Preparar pessoas que vierem a participar de conferências de saúde para o processo decisório que ocorre durante o evento, sejam essas pessoas conselheiros, convidados ou observadores, sejam tais conferências livres, municipais, estaduais ou nacionais. Partimos da experiência coletiva de relatoria em 2 conferências estaduais no estado do Rio de Janeiro: a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental e a 9ª Conferência Estadual de Saúde, a primeira em 2022 e a segunda em 2023. Além disso, reunimos alguns elementos de experiências individuais de relatoria em conferências municipais e nacionais, como a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

PRÉ-REQUISITOS: Nenhum.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde II (ME CHS)/ (DO CHS) 

Estudos Antropológicos de Medicamentos (Negacionismos, ciência e saúde)

Códigos: IMS037140 / IMS38276

Carga horária: 30 h; Créditos: 2; Turma 001

Professora: ROSANA MARIA NASCIMENTO CASTRO E SILVA

Local: IMS/UERJ

Vagas: 6

Período do curso: 20/03/2024 até 10/07/2024

Horário: quarta-feira – 14:00 até 17:00 h

Objetivos:

A partir de uma aproximação de casos históricos específicos, este curso tem como objetivo o estudo de negacionismos em contextos de saúde envolvendo medicamentos. A disciplina se organiza a partir da discussão de questões metodológicas, desafios ético-políticos e chaves analíticas para investigação etnográfica de negacionismos em saúde, bem como privilegia o exame das formas com que ações, relações, práticas e tecnologias mobilizadas nesses contextos atualizam e articulam iniquidades raciais, sociais, sanitárias, dentre outras.

PRÉ-REQUISITOS: Nenhum

Caso haja disponibilidade de vagas, a disciplina será aberta à matrícula de estudantes externos ao IMS/UERJ, mediante aprovação prévia da docente responsável. Solicita-se que estudantes externas/os/es interessadas/os/es façam contato por e-mail até o dia 25/02, informando nome completo, instituição, curso e exposição breve dos motivos de interesse pela disciplina.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.