Aleitamento materno em debate
A professora Marina Nucci (CLAM/IMS/UERJ) publicou o artigo “Para além das ‘prescrições’ da boa maternidade: pensando a amamentação a partir dos estudos de gênero e feminismos”, na revista Interface, comunicação, saúde, educação, na seção “Debates”. O artigo debate o texto “Agenciamentos de mulheres que amamentam: refletindo sobre amamentação, maternidade e internet no Brasil”, das autoras Natalia Fazzioni (IMS/UFRJ) e Katia Lerner (ICICT/FIOCRUZ) , publicado pela mesma revista.
Nucci destaca que o artigo de Fazzioni e Lerner parte de uma perspectiva mais ampla sobre aleitamento materno, que considera não apenas os discursos médicos e sanitários, mas os contextos sócio-econômicos e culturais nos quais as lactantes se inserem, entrecruzados por variáveis como classe e raça. Nucci enfatiza o papel central que o aleitamento materno recebe nos discursos científicos, mas aponta também inúmeras dificuldades que as mulheres encontram nos processos de amamentação e descortina a proximidade entre ciência e moralidade presentes nos discursos e práticas médicas relacionadas à temática. A autora enfatiza a importância de estudarmos e conhecermos profícuas contribuições de estudos de gênero e de teóricas feministas sobre questões relacionadas à amamentação. Nesse contexto, Nucci aborda temas como direitos sexuais e reprodutivos, culpabilização de mães que encontram dificuldades para amamentarem seus filhos, medicalização do corpo feminino e do parto, problemas relacionados à indústria do leite infantil, fórum de debates de mães na internet, entre outros temas.
A seção “Debates” também conta com os texto das pesquisadoras Elaine Brandão (UFRJ), Rosamaria Carneiro (UnB) e Irene Kalil (Fiocruz).
Para acessar a revista e ler o artigo de Marina Nucci na íntegra, acesse aqui: https://www.scielo.br/j/icse/i/2024.v28/