A professora e pesquisadora Laura Lowenkron (CLAM/IMS/UERJ) e a pesquisadora Letícia Hastenreiter, doutoranda em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, publicaram o artigo “Maternidades pandêmicas: experiências de mulheres de diferentes classes sociais durante o fechamento das creches no Rio de Janeiro”, na revista Mundaú, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. O artigo se baseou nas pesquisas de mestrado de Letícia Hasteinreiter no IMS/UERJ e no projeto Jovem cientista/ Faperj de Laura Lowenkron.
O artigo teve como objetivo analisar as diferentes experiências de mães, residentes na cidade do Rio de Janeiro, no que concerne aos cuidados com os filhos durante a pandemia da Covid-19, período no qual creches públicas e privadas foram fechadas. O artigo analisou como esse evento extraordinário da pandemia reconfigurou, ainda que em caráter temporário, as experiências dessas mães nos cuidados com os filhos. As autoras destacam a importância de análises interseccionais, que considerem os impactos de fatores como raça, classe e localidade nas experiências das mães em situação de pandemia.
O artigo de Lowenkron e Hastenreiter integra o dossiê “Maternidades, práticas de cuidado e tecnologias do governo”, organizado por Debora Allebrant e Alessandra Rinaldi. O dossiê apresenta artigos sobre maternidade, governança reprodutiva e violências estatais relacionadas a essas questões.
Acesse aqui a edição completa da revista.