CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Violência sexual contra crianças: professora do CLAM concede entrevista à “Folha de São Paulo”

A professora e pesquisadora Laura Lowenkron (CLAM/IMS/UERJ) concedeu entrevista ao jornal “Folha de São Paulo” sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. A entrevista integra notícia sobre o tema assinada pela jornalista Beatriz Coutinho.

            Segundo Coutinho, no Brasil as principais vítimas de violência sexual são crianças e adolescentes e a maior parte dos casos ocorre nos ambientes domésticos. Lowenkron ressalta que as violências sexuais no âmbito doméstico se inserem em uma estrutura patriarcal de poder, na qual, homens, “chefes de famílias”, comportam-se como se fossem proprietários de mulheres e crianças.

            A questão se torna ainda mais complexa quando consideramos as ambiguidades envolvidas nessas situações. Segundo a psicanalista Vera Iaconeli, também entrevistada por Coutinho, as crianças e adolescentes que sofrem violências sexuais têm dificuldades de denunciarem os abusos por medo de ficarem sem os pais ou de os decepcionarem, visto que também se tratam de pessoas que lhes dirigem cuidados.

            Acesse aqui a notícia completa.

            Laura Lowenkron desenvolve pesquisas sobre a infância e publicou o livro “O Monstro Contemporâneo: a construção social da pedofilia em múltiplos planos”. Rio de Janeiro: CLAM/Eduerj, 2015. https://books.scielo.org/id/q6mxk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *