Evento com a pesquisadora Ilana Löwy (CERMES 3/Paris e Fiocruz) apresentará aula aberta no Auditório do IMS sobre a política americana e suas repercussões internacionais.
O Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ sediará em novembro a palestra “Ordem executiva 14168 de Trump: gênero, ‘bom senso’ e política”, com a renomada historiadora da ciência Ilana Löwy. O evento, organizado pelo CLAM, acontecerá no dia 24, às 10h30, no Auditório do IMS (6º andar, bloco E).
Ilana Löwy, pesquisadora do CERMES 3 em Paris e associada à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), abordará um tema de alta relevância política e social: a Ordem Executiva (EO) 14168 de Donald Trump, emitida no primeiro dia de sua presidência, intitulada “Defendendo as mulheres do extremismo da ideologia de gênero e restaurando a verdade biológica ao Governo Federal”.
A palestra se aprofundará nas bases dessa “guerra contra a teoria de gênero e os transexuais”, especialmente as mulheres transexuais, que fundamenta a ordem executiva. A professora Ilana Löwy analisará as repercussões de longo alcance da EO 14168, inclusive fora dos Estados Unidos.
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e será transmitido ao vivo pelo YouTube do IMS no dia 24/11.