CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Professoras do CLAM/IMS/UERJ participam de atividades acadêmicas na PUC- Chile

As pesquisadoras e professoras Camila Fernandes e Laura Lowenkron, do CLAM/IMS/UERJ e da REMA, participam neste mês de novembro de eventos acadêmicos na Pontificia Univerdidad Católica de Chile.  A jornada foi organizada pela professora Marjorie Murray (UC Chile), por meio do projeto Fondecyt “Subjetividades em Transformação, Intimidades em Tensão” e conta com o apoio do Instituto Millennium VioDemos e do Centro de Estudos Interculturais e Indígenas (CIIR), além do Grupo de Estudos Críticos em Maternidade e Paternidade da CLACSO.

No dia 10/11, às 14:00 horas, ocorrerá o “Colóquio: O Futuro do Cuidado: Redesenhando a Proteção Social em um Horizonte Neoliberal/ O Caso do Brasil”. O evento contará com a palestra da professora Camila Fernandes (CLAM/IMS/UERJ), que analisará o processo de institucionalização do cuidado como agenda política no Brasil, em diálogo com debates internacionais e disputas legislativas recentes.

Fernandes participou do processo de sistematização do Plano Nacional de Cuidados, no qual integrou o Grupo de Trabalho Interministerial.  Nesse contexto, identificou temas-chave para debate e realizou análises sobre a construção de uma política pública de cuidado no Brasil. Assim, nesse colóquio, examinará como o cuidado tem sido reposicionado como direito e responsabilidade coletiva. Serão discutidos os desafios de implementação, financiamento e governança, posicionando o cuidado como pilar da proteção social no contexto neoliberal.

A apresentação de Camila Fernandes será discutida por María Beatriz Fernández, professora do Instituto de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Chile e pesquisadora do Instituto MICARE Millennium, e Rosario Fernández, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Chile.

No dia 11/11, às 12:15, ocorrerá a “Oficina de Etnografia de Documentos” conduzida pela professora Laura Lowenkron (CLAM/IMS/UERJ). A atividade é destinada a estudantes e pesquisadores e busca propiciar um espaço de reflexão interdisciplinar para aprofundar o trabalho com arquivos e documentos em disciplinas como Antropologia e Sociologia, que não necessariamente estão vinculadas a esse tipo de pesquisa, e, ao mesmo tempo, aproximar a perspectiva etnográfica daqueles que trabalham com documentos sob outras perspectivas. Visa também abordar as especificidades do trabalho com documentos oficiais e não oficiais. Laura é coautora, junto com Letícia Ferreira, do artigo “Anthropological perspectives on documents. Ethnographic dialogues on the trail of police papers”, e da coletânea “Antropologia de documentos: entre papéis, carimbos e burocracias” (E-papers, 2020).

No dia 13/11, as pesquisadoras participam do Workshop “Entre a intimidade e a cidadania: chaves críticas do feminino na América Latina”, destinado à preparação de apresentações para um painel no congresso da Latin America Studies Association (LASA), a ser realizado em Paris em 2026. A ideia é refletir sobre como as experiências íntimas e as subjetividades femininas na América Latina dialogam e tensionam as formas de cidadania.

O workshop reúne, assim, pesquisadores/as que exploram como as práticas cotidianas, as redes de cuidado e afeto, os corpos e as trajetórias de vida — principalmente, ainda que não exclusivamente, de mulheres — intervêm na configuração de subjetividades em diferentes contextos urbanos no Chile e no Brasil.

A partir de distintas investigações etnográficas, os trabalhos refletem sobre os interstícios entre intimidades e cidadanias, considerando as micropolíticas da vida cotidiana, as resistências diante das desigualdades estruturais, as articulações entre biografias e projetos coletivos e as transformações nos imaginários de cidadania sob perspectivas feministas, decoloniais e interseccionais. A sessão incluirá a apresentação de propostas que os participantes desejem expor no painel da LASA, coordenado por Marjorie Murray e Pablo Seward Delaport (Saint Louis University).  

No dia 14/11, das 9h às 13h, ocorrerá o “Seminário Vidas que Sustentam: Cuidado, Desigualdade e Crise no Chile, Argentina e Brasil”. O seminário reunirá acadêmicos do Cone Sul especialistas em questões de cuidado.

Na última década, o papel do trabalho de cuidado na sociedade tornou-se mais visível, e diversos países da América Latina implementaram políticas públicas para reconhecer e apoiar os cuidadores, a maioria dos quais são mulheres.

Marjorie Murray, professora da Escola de Antropologia da UC e pesquisadora do CIIR e do VioDemos que organizou a atividade, comenta que a reflexão comparativa e regional sobre a pesquisa do cuidado em contextos de crise e desigualdade é importante, assim como o fomento do diálogo entre pesquisadores da América do Sul. O seminário pretende ser um espaço de reflexão para aprofundar o significado e o lugar do cuidado em nossas sociedades e o que esse trabalho implica para aqueles que o realizam. O evento terá transmissão online através do link: https://www.youtube.com/live/y0FvgHYF-5Y

*Texto adaptado a partir do site do VioDemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *