CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

O Aprendizado da sexualidade: reprodução e trajetórias sociais de jovens brasileiros

A pesquisa de que trata O aprendizado da sexualidade descreve as características sociais e demográficas da juventude e investiga seus nexos com as diferentes trajetórias de entrada na sexualidade e com possíveis eventos reprodutivos – a tão discutida gravidez adolescente. Em relação ao fenômeno, os autores dos artigos que abordam a temática, buscam desmontar a idéia de “caos” que permeia a discussão. “A ocorrência da gravidez na adolescência deve ser compreendida subordinada ao fenômeno mais amplo das mudanças na sexualidade juvenil, das relações de gênero a elas inerentes e das mudanças nas relações intergeracionais”, afirmam os organizadores da coletânea.

Além de gravidez e maternidade na adolescência, o livro enfoca ainda temas como as práticas sexuais dos jovens, suas trajetórias afetivo-sexuais, as trajetórias homo-bissexuais e paternidade juvenil. No que concerne à sexualidade juvenil, o livro termina por recomendar certos princípios para elaboração de políticas públicas.

“Políticas centradas apenas na idéia de responsabilidade individual têm menos sucesso do que aquelas que envolvem a compreensão sobre fatores institucionais e macro-sociais na modelação da sexualidade. Recomenda-se uma abordagem aberta sobre a educação sexual promovida nas escolas, que contemple conteúdos para além das informações técnicas de forma a abranger os aspectos relacionais de gênero e a dimensão afetiva imbricada na sexualidade. Além disso, a regulação da fecundidade deve ser concebida como planejamento reprodutivo ao invés de familiar, fazendo com que os serviços de saúde atendam a população adolescente, masculina e feminina, que já tem vida sexual ativa ou está para iniciá-la”.


Veja a resenha do livro escrita por Ana Helena Rotta Soares (Instituto Fernades Figueira/Fiocruz) para os “Cadernos de Saúde Pública” v. 23 n.6, publicada em junho de 2007.


 


 


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