Na sexta-feira, 20 de agosto, o CLAM recebe Judith “Jack” Halberstam (University of Southern Califórnia) e Marcia Ochoa (University of California, Santa Cruz), que ministrarão as palestras “Masculinidades Femininas Globais” e “La moda nace en Paris y muere en Caracas: Moda, Beleza e Consumo no (Trans)Nacional”, respectivamente.
Especialista em estudos queer, teoria de gênero, arte, literatura e filmes, Judith “Jack” Halberstam objetiva, em sua apresentação, explorar o potencial do termo “female masculinity” (em oposição ao termo lésbica), numa proposta de desfazer as hegemonias do LGBT e da transgeneridade globais nas relações entre gênero e comunidades queer, através da analise de filmes e documentários antropológicos.
Em seguida, Marcia Ochoa, antropóloga especializada em estudos etnográficos de mídia, discutirá o papel do imaginário na sobrevivência de pessoas queer e trans na América Latina e o lugar destes sujeitos na nação, a partir da analise da realização da feminilidade em concursos de misses e concursos de transformistas na Venezuela.
As palestras serão realizadas a partir das 10h no auditório do Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ) – 6º andar – bloco E – sala 6012.