Entre poses e perfumes, batons e saltos altos, brilhos e sedução, rapazes, homossexuais, travestis, transsexuais, transformistas, revelam-se nas ruas da Região Metropolitana de João Pessoa e nas passarelas de concursos de beleza. Mas eles e elas estão presentes em diferentes espaços públicos e privados, associações, sindicatos, hospitais, escolas, repartições públicas, empresas. São pessoas comuns, trabalhadoras, estudantes, cidadãs. Contudo, sofrem preconceitos e diversas formas de violência cotidianamente. São vítimas da homofobia e da intolerância.
Para além do preconceito e do estigma, as fotografias reunidas na exposição “Variações do Feminino: bastidores do universo trans” revelam uma humanidade que celebra o belo, a delicadeza do olhar, os gestos finos, os detalhes subliminares de trajetórias de vida e desejos que precisam ser valorizados, encantados, reconhecidos. Apresentam diferentes formas de experimentar o feminino e uma criatividade que denuncia, como diria Simone de Beauvoir, que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Esta exposição faz parte de um projeto de extensão e pesquisa promovido pelo GETU – Grupo Etnografias Urbanas, da Universidade Federal da Paraíba, do campus Litoral Norte e conta com o financiamento da mesma instituição e do CNPq (Comissão Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Trabalha em parceira com a ASTRAPA (Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba) e conta com o apoio da Agencia Ensaio (Projeto Lambe Lambe).
Coordenação e curadoria: Paulo José Rossi (fotógrafo) e Silvana de Souza Nascimento (professora de antropologia da UFPB)
Fotografias: Paulo Rossi, Silvana Nascimento e Verônica Guerra
Assistentes: Cairê Normanton, Luzicleide de Lima Bernardo, Lívia Freire da Silva, Verônica Guerra e Walyson de Araújo Lima
Abertura da Exposição
Data: 15 de setembro de 2010
Horário: 19h
Local: Galeria da Ladeira – Ateliê Multicultural Elionai Gomes
R. Ladeira da Borborema, 101 Centro – João Pessoa/Paraíba
Mais informações: (83) 91334508 ou paraybatrans@hotmail.com