Será nesta quinta-feira, 3/5, às 19 horas, no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o lançamento do vídeo “Mulheres Guerreiras”, produzido pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Fátima Martins, e dirigido por Carlos Nogueira e Sandra Rodrigues.
O filme relata o surgimento da rede social “Coletivo de Mulheres que Estudam Mulheres” (Comem), que reúne lideranças da Associação de Artesãs de Vila Canoas, da União de Mulheres Promelhoramento da Roupa Suja, da Rocinha, e do Grupo de Ação Social Comunitária do Vidigal.
A narrativa do vídeo é a metalinguagem, ou seja, o vídeo construindo a história do vídeo. Um homem caracterizado como malandro atravessa a história, narrando uma outra história. Essa personagem é a metáfora da reeducação masculina. Há certa semelhança no cotidiano das lideranças femininas, e o que as torna comparáveis é o desejo de conhecer e entender as práticas coletivas do saber feminino. Na conquista dessa fala, cabe a poesia, e outras formas de discurso.
A distribuição é da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (Icict/Fiocruz). O evento será seguido de apresentações do conjunto Reppolho e do compositor e multiinstrumentista Raul de Barros Jr.
Data: 03 de maio de 2012 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ – Salão Pedro Calmon
Av. Pasteur, 250 – 2º andar – Praia Vermelha – Rio de Janeiro