Muitos anos se passaram desde o 13 de maio de 1888, e nunca houve de fato uma integração da população negra às universidades. Para além da formal abolição da escravatura, o que se tem feito para reverter a exclusão dessas pessoas dos espaços de pesquisa? Em tempos de retirada de direitos em um contexto político de retrocessos, buscamos discutir os atuais desafios para a inserção e permanência de negros e negras nas universidades públicas, em específico nas pós-graduações, destacando a importância das políticas de cotas e ações afirmativas.
Participantes:
Carolina Rocha: Professora e escritora. Mestre em história pela UFF, doutoranda em Sociologia pelo IESP/UFRJ. Integrante do coletivo negro Marielle Franco e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
Elielma Machado: Cientista Social formada pela UERJ, mestrado em Antropologia Social pela UNICAMP e doutorado em Antropologia Cultural pela UFRJ.
Renato Ferreira: Advogado formado na PUC Rio; Pós Graduado em Direito pela FGV/EBAPE. Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ. Doutorando do PPGSC/UFF.
Data e horário: 27 de maio de 2019, 13:30h
Local: Auditório do IMS/UERJ, 6º andar (entrada pelo 7º andar)