No dia 17 de outubro será realizada em 29 cidades de 17 países uma marcha pela eliminação do transtorno de identidade de gênero dos manuais internacionais de diagnóstico, como o DSM-V da Associação Psiquiátrica Americana, a ser publicado em 2012. A manifestação faz parte da campanha “Alto a la Patologización Trans 2012” (“Chega de patologização 2012”), que teve origem na iniciativa do Coletivo Manis de Visibilidade Trans (também conhecido como Existrans), em Paris. A esta ação se somaram alguns coletivos do Estado español, os quais incorporaram a demanda de eliminar o transtorno de identidade de gênero dos manuais internacionais de diagnóstico. As primeiras manifestações ocorreram em Madrid e Barcelona, juntamente com Paris, em 2007. No ano seguinte eram já 11 cidades mobilizadas contra a patologização trans.
A nova versão do DSM-V será lançada em 2012, para a qual a APA (Associação Americana de Psiquiatria) criou uma comissão para avaliar a questão e consultou a seus associados, especialistas e pessoas da comunidade. Por esta razão, as organizações que defendem os direitos das pessoas trans consideram fundamental aprofundar suas ações e difundir os pontos de vista das comunidades trans em um tema tão crucial para elas.
São cinco demandas em comum a todas as cidades participantes da mobilização:
– Retirada do TIG (Transtorno de Identidade de Gênero) dos manuais internacionais de diagnóstico. (Suas próximas versões DSM-V e CIE-11).
– Retirada da menção de sexo dos documentos oficiais.
– Abolição dos tratamentos de normalização binária para pessoas intersex.
– Livre acesso aos tratamentos hormonais e às cirurgias (sem a tutela psiquiátrica).
– Luta contra a transfobia, propiciando a educação e a inserção social e laboral das pessoas trans.
Para aderir à Campanha, enviar (1) nome do grupo, coletivo, organização; (2) logo; (3) cidade; e (4) país, com a mensagem “Nós aderimos à Campanha ‘Alto a la Patologización Trans – 2012’”, por e-mail a: stp2012@gmail.com y belissa@ilga.org. Assunto: Adesão SPT 2012
Convoca solidariamente:
Belissa Andía Pérez
ILGA-Secretariado Trans – Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuales, Trans e Intersexuais.
Quem deseja participar da campanha no Chile também pode fazê-lo através do e-mail otdcontacto@transexualesdechile.org ou acesse www.transexualesdechile.org. A Organização de Transexuais do Chile (OTD), está realizando debates regionais, seminários, oficinas, videos e assinaturas de acordos de apoio por parte de Senadores e deputados. –