CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Não mais patologização

No dia 17 de outubro será realizada em 29 cidades de 17 países uma marcha pela eliminação do transtorno de identidade de gênero dos manuais internacionais de diagnóstico, como o DSM-V da Associação Psiquiátrica Americana, a ser publicado em 2012. A manifestação faz parte da campanha “Alto a la Patologización Trans 2012” (“Chega de patologização 2012”), que teve origem na iniciativa do Coletivo Manis de Visibilidade Trans (também conhecido como Existrans), em Paris. A esta ação se somaram alguns coletivos do Estado español, os quais incorporaram a demanda de eliminar o transtorno de identidade de gênero dos manuais internacionais de diagnóstico. As primeiras manifestações ocorreram em Madrid e Barcelona, juntamente com Paris, em 2007. No ano seguinte eram já 11 cidades mobilizadas contra a patologização trans.

A nova versão do DSM-V será lançada em 2012, para a qual a APA (Associação Americana de Psiquiatria) criou uma comissão para avaliar a questão e consultou a seus associados, especialistas e pessoas da comunidade. Por esta razão, as organizações que defendem os direitos das pessoas trans consideram fundamental aprofundar suas ações e difundir os pontos de vista das comunidades trans em um tema tão crucial para elas.

São cinco demandas em comum a todas as cidades participantes da mobilização:

– Retirada do TIG (Transtorno de Identidade de Gênero) dos manuais internacionais de diagnóstico. (Suas próximas versões DSM-V e CIE-11).

– Retirada da menção de sexo dos documentos oficiais.

– Abolição dos tratamentos de normalização binária para pessoas intersex.

– Livre acesso aos tratamentos hormonais e às cirurgias (sem a tutela psiquiátrica).

– Luta contra a transfobia, propiciando a educação e a inserção social e laboral das pessoas trans.

Para aderir à Campanha, enviar (1) nome do grupo, coletivo, organização; (2) logo; (3) cidade; e (4) país, com a mensagem “Nós aderimos à Campanha ‘Alto a la Patologización Trans – 2012’”, por e-mail a: stp2012@gmail.com y belissa@ilga.org. Assunto: Adesão SPT 2012


Convoca solidariamente:

Belissa Andía Pérez

ILGA-Secretariado Trans – Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuales, Trans e Intersexuais.

Quem deseja participar da campanha no Chile também pode fazê-lo através do e-mail otdcontacto@transexualesdechile.org ou acesse www.transexualesdechile.org. A Organização de Transexuais do Chile (OTD), está realizando debates regionais, seminários, oficinas, videos e assinaturas de acordos de apoio por parte de Senadores e deputados. –