CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Disciplinas eletivas oferecidas pelos professores do CLAM no 1º semestre de 2025

O semestre letivo no mestrado e doutorado acadêmicos do Instituto de Medicina Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro terá início em 17/03/2025. Alguns dos professores do CLAM irão oferecer disciplinas eletivas. Conforme o calendário do IMS, entre os dias 24/02 a 04/03/2025 as/os/es estudantes da pós-graduação poderão realizar as inscrições nas disciplinas a cursar no primeiro semestre de 2025, através da Intranet (sistema interno do IMS). As inscrições para os alunos externos (especiais ou ouvintes) será através da secretaria, através de um formulário específico voltado a alunos vinculados a outra pós-graduação ou através de um formulário específico para ouvintes. Esses formulários deverão ser enviados para o e-mail da secretaria do IMS/UERJ: secretariaimsuerj@gmail.com. O e-mail deve ser enviado com o nome do aluno no assunto, da seguinte forma: NOME DO ALUNO – INSCRIÇÃO 2025/1. Para mais informações, envie email para a secretaria do IMS/UERJ.

Todas as aulas ocorrerão no campus da Uerj, no Maracanã. Endereço: Rua São Francisco Xavier, 529, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ. 

Confira abaixo a lista das disciplinas eletivas do primeiro semestre lecionadas por professores vinculados ao CLAM/IMS/UERJ:

MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO ACADÊMICO EM SAÚDE COLETIVA – 

Turmas/Disciplinas – 2025.01 – Eletivas

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde I

Tema: Seminários CLAM – Gênero, sexualidade e política: balanço e perspectivas contemporâneas

Professores: CAMILA FERNANDES PINTO e HORACIO FEDERICO SÍVORI

Códigos: (ME CHS) – IMS037139 e (DO CHS) – IMS038275

Créditos: 3

Local: Instituto de Medicina Social – UERJ

Carga horária:45

Período de aula: de 18/03/2025 até 01/07/2025 

Horário: ter – 14:00 hs. às 17:00 hs.

Objetivo: Promover o fortalecimento das discussões realizadas no âmbito do CLAM, fortalecendo os debates em torno das temáticas de gênero, sexualidade e política.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde III

Tema: HIV/Aids, novas tecnologias de prevenção, respostas sociais e dilemas neoliberais

Professores: CLAUDIA MERCEDES MORA CÁRDENAS, LUIZ FERNANDO GREINER BARP

Código: (ME CHS) – IMS37139

Créditos: 1

Local: sala 6021

Carga horária:15

Período de aula: de 27/03/2025 até 17/07/2025 

Horário: qui – 09:30 hs. às 12:30 hs.

Objetivo: A disciplina objetiva fornecer elementos para debater a reorganização da narrativa pública sobre a epidemia de HIV/Aids, seus significados e a configuração das respostas comunitárias e estatais, especialmente na esfera nacional. Distinto dos investimentos observados entre as décadas de 1990 e 2000 em torno de uma cultura de prevenção de largo alcance baseada no horizonte da ‘solidariedade’ e à par da construção do SUS, atestamos na década mais recente um cenário sócio-político caracterizado pelo avanço do conservadorismo social e pelo denominado ‘fim da excepcionalidade’ da Aids, que simboliza um dos múltiplos reflexos da lógica neoliberal nas políticas de saúde. Assim sendo, propomos mobilizar algumas lentes teóricas oriundas da sociologia do risco, da antropologia da saúde, mais estudos que articulam sexualidade, sociabilidade e política, para compreender a configuração atual das novas tecnologias de prevenção, as respostas sociais e comunitárias e os dilemas produzidos pela lógica da ‘comodificação’ no campo da saúde. 

Pré-requisitos: O curso aceita a inscrição de graduandos e pós-graduandos do RJ e de outros estados. As sessões ocorrerão em sala adequada para participação remota. Apenas discentes matriculados em instituições de ensino superior localizadas fora do estado do Rio de Janeiro poderão participar via plataforma Zoom. 

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Tópicos Especiais em Ciências Humanas e Saúde II 

Tema: Pluralismo terapêutico: trânsitos, itinerações e hibridismos em busca do bem-estar

Professores: JANE ARAUJO RUSSO e ROGERIO LOPES AZIZE

Códigos: (ME CHS) IMS 037140 e (DO CHS) – IMS38276

Créditos: 2

Local: sala a ser confirmada

Carga horária:30

Período de aula: de 23/04/2025 até 02/07/2025 

Horário: qua – 09:30 hs. às 12:30 hs.

Objetivo: O curso pretende, a partir de uma visão sobre os diversos modos de viver e compreender o bem e o mal estar tanto físicos quanto mentais/espirituais, discutir os cruzamentos e interseções entre diferentes práticas e crenças terapêuticas e seus usuários. Partindo da leitura de pesquisas sobre formas diversas de buscas terapêuticas /espirituais, pretendemos perseguir os entrecruzamentos entre esses modos diversos de lidar com as categorias bem estar, cura e terapia, que têm como característica comum se colocarem em contraposição à biomedicina. Pretendemos iluminar não apenas as controvérsias, mas sobretudo a convivência, aparentemente contraditória, mas na maioria das vezes tranquila, entre modos diversos de compreender e viver o próprio corpo e suas mazelas, bem como de trabalhar pelo seu aperfeiçoamento, formando uma trama ao mesmo tempo densa e flexível.

Pré-requisitos: Não possui.

Acesse o programa completo da disciplina aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *