O CLAM participa presencialmente da “UERJ sem muros” na modalidade “Pôster”, com três apresentações: as atividades da equipe de comunicação do CLAM; o trabalho editorial da Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana; os resultados da pesquisa “Feminismos móveis: redes digitais, violência e política – discursos anti-direitos em plataformas de mídia social no Brasil”.
Entre os dias 24 e 28 de março ocorrerá a “UERJ sem muros”, mostra extensionista da Uerj, com a temática “Democracia, sustentabilidade e justiça social; os desafios da agenda 2030”. O evento, que ocorre anualmente e já está em sua 33ª edição, mobiliza a universidade para apresentar à comunidade interna e externa, projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos por todas as unidades da instituição.
Nessa edição, o projeto de comunicação do CLAM, coordenado pelos professores Claudia Mora, Laura Lowenkron, e Horacio Sívori, com assessoria da pesquisadora Maria Clara Gama, apresentará suas atividades de divulgação científica.
Fundado em 2002, com apoio da Fundação Ford, o CLAM está vinculado ao Instituto de Medicina Social Hésio Cordeiro e tem como missão fomentar debates sobre gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos, visando a redução das desigualdades de gênero, étnico-raciais e das discriminações contra minorias sexuais. O Centro tem fomentado debates nacionais e internacionais, tanto na sociedade civil quanto na esfera pública institucional, através da produção e divulgação de informações e resultados de pesquisas sobre os temas relacionados à sua área de atuação.
Serão apresentadas também algumas metodologias utilizadas pelo Centro nas avaliações de sua atuação, como relatórios anuais de atividades, indicadores de sucesso, como o número de acesso ao site, engajamento nas redes sociais, além de reuniões periódicas para planejamento e avaliação.
O projeto de comunicação irá apresentar alguns resultados das suas atividades, como o desenvolvimento de um novo site, que possui versões em português, espanhol e inglês. O site, que trabalha em sintonia com as redes sociais do Centro, teve mais de onze mil visitas no ano de 2024. Em relação às redes sociais, o Facebook do Centro possui 6,2 mil seguidores e o Instagram, mais de 2 mil. Outro resultado que será apresentado pela equipe de comunicação diz respeito à realização do “Seminário Internacional Sexualidade e Direitos Humanos: memória da formação de um campo de estudos no Brasil e na América Latina (2002-2022)”, em junho de 2024, com sucesso de público. A realização desse seminário internacional juntamente aos usos de tecnologias digitais têm fortalecido as relações do Centro com os parceiros internacionais e com o seu público. Visa-se fortalecer esses laços, ampliar o público-alvo e divulgar informações qualificadas.
O projeto vinculado à Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana, coordenado pela professora Marina Nucci, irá apresentar as atividades da revista, que publica em fluxo contínuo artigos inéditos das áreas das Ciências Sociais e Psicologia, relacionadas aos estudos de gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos. Os artigos são publicados em português, espanhol e inglês e o corpo editorial da revista é composto por integrantes de diversas nacionalidades. A revista possui alcance internacional, é referência na área de gênero e sexualidade na América Latina e oferece bolsas de extensão e outras modalidades para estudantes atuarem na gestão e visibilização da revista nas mídias sociais.
O projeto “Feminismos móveis: redes digitais, violência e política – discursos anti-direitos em plataformas de mídia social no Brasil”, coordenado pelo professor Horacio Sívori, investiga os papéis das tecnologias de informação e comunicação, em especial as plataformas de mídias sociais on-line, na produção e disseminação de discursos anti-direitos, assim como as possibilidades de produções de respostas coletivas aos mesmos. O projeto envolve estudantes de graduação e mestrado, que colaboram com a pesquisa.

Na edição anterior da UERJ sem Muros o CLAM participou de modo assíncrono, através da produção de dois vídeos elaborados por bolsistas do Centro. Nos vídeos, as estagiárias e estagiários extensionistas informam à comunidade sobre o trabalho do Centro e refletem sobre seu impacto e papel na formação discente.O primeiro vídeo descreveu as atividades do projeto de comunicação do CLAM, que havia recém lançado seu novo site. O segundo vídeo apresentou a publicação periódica online da Sexualidad, Salud y Sociedad – Revista Latinoamericana. Assista aos dois vídeos aqui.
Conheça nosso site, siga nossas redes sociais e acompanhe o nosso trabalho!
Endereço do evento: UERJ, Campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã). Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.