CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Antônio Cerdeira Pilão

ANTÔNIO CERDEIRA PILÃO

Antonio Cerdeira Pilão é pesquisador Marie Curie (MSCA–UKRI Guarantee) na Manchester Metropolitan University (MMU) e integrante do grupo de pesquisa Contemporary Intimacies, Sexualities and Genders (CISG) da mesma instituição. Atualmente, desenvolve na MMU o projeto Famílias e Parentalidades nas Margens do Estado: Não Monogamias Consensuais e Multiparentalidade no Reino Unido e no Brasil (FAKIM-CNM), em parceria com o CLAM/IMS-UERJ. Doutor em Ciências Humanas (Antropologia Cultural) e mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Universidad Rovira i Virgili (Espanha). Coordenador do grupo de pesquisa “Políticas, Afetos e Sexualidades Não-Monogâmicas” (Diretório CNPq) e membro da International Commission on Global Feminisms and Queer Politics da Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES). Realizou pós-doutorado pela FAPESP no Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da USP, junto ao grupo de pesquisa “Saúde Reprodutiva, Gênero e Sociedade”, e pelo CNPq no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS-USP) e ao Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP). Também realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO-UFJF), integrando o grupo de pesquisa “Família, Emoções, Gênero e Sexualidade” (FEGS-UFJF). Além disso, atuou como pesquisador visitante no Institute on Inequalities in Global Health da University of Southern California (USC). Tem experiência em Antropologia e Sociologia Urbana, com ênfase em gênero e sexualidade, família e parentesco, direitos e políticas sexuais, emoções, conjugalidades, poliamor e relações não-monogâmicas, envelhecimento, juventude e gerações. 

 

Endereço para acessar este currículo:  http://lattes.cnpq.br/1822016732283018

Publicações:

  1. PILÃO, Antonio Cerdeira. Não-monogamias no Brasil: relacionamentos, moralidades e direitos em disputa. Rio de Janeiro: Telha, 2025. 328 p.
    🔗 https://editoratelha.com.br/product-category/autor/antonio-cerdeira-pilao

  2. PILÃO, Antonio Cerdeira. As “origens” da família: uma análise de teorias oitocentistas sobre a monogamia e a promiscuidade. Revista Periódicus, v. 1, n. 21, p. 219–244, 2025.
    🔗 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/58760

  3. PILÃO, Antonio Cerdeira. Infinitos amores: um estudo antropológico sobre o poliamor. 1. ed. Rio de Janeiro: Telha, 2023. 162 p.
    🔗 https://editoratelha.com.br/product/infinitos-amores-um-estudo-antropologico-sobre-o-poliamor

  4. PILÃO, Antonio Cerdeira. Ativismos não-monogâmicos no Brasil contemporâneo: a controvérsia poliamor ± relações livresSexualidad, Salud y Sociedad, n. 38, p. 1–24, 2022.
    🔗 https://www.scielo.br/j/sess/a/QmP3dyFhnkVRJJx7XMGLbmJ/?lang=pt

  5. PILÃO, Antonio Cerdeira. Conjugalities and sexualities in conflict: monogamy and polyamory among LGBT groupsVibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 18, e18503, 2021.
    🔗 https://www.scielo.br/j/vb/a/9JDvwhjtrHPLPKKTdSVvSkp/?lang=en

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *