
marcos josé clivatti
Doutor em Saúde Coletiva: ciências humanas e saúde, pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB); Graduado em Direito, Pedagogia e em Saúde Coletiva; com pós-graduação lato sensu (especialização) em Interdisciplinaridade, Comportamento Social e Saúde, Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, Direito Médico e da Saúde, Direito Administrativo, Direito Extrajudicial e em Direito Homoafetivo e de Gênero. Carreira docente desenvolvida em instituições públicas e privadas, em diferentes níveis e modalidades, com trajetória em cargos de ensino e de gestão. Docente do quadro permanente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), tendo ocupado cargos de coordenação e de direção (desenvolvimento do ensino de graduação e desenvolvimento institucional) junto à Reitoria; e, atualmente, no exercício da docência de Direito no campus São Gonçalo. É líder do HEFESTO – Núcleo de Estudos do Trabalho (grupo de pesquisa certificado CNPq) e pesquisador na linha Estudos Avançados das Relações Sociais e Jurídicas no Mundo do Trabalho. Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) e associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), da Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED) e do Instituto de Pesquisas em Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Interesse em estudos interdisciplinares sobre a regulação e desenvolvimento da educação superior, bem como em estudos interdisciplinares sobre família e trabalho, com recorte em gênero, sexualidade e religião. Desenvolve pesquisa sobre os programas de equilíbrio trabalho-família e de certificação de empresas e outras entidades como familiarmente responsáveis (EFR’s), decorrentes da centralidade do instituto da família e da gramática familista na guinada conservadora brasileira.
Endereço para acessar este currículo: http://lattes.cnpq.br/7436463712310247
Publicações:
1) FREITAG, Marcos José Clivatti; BASSINELLO, Patrícia Zaczuk; BONFIM, Izac Oliveira Belino. Expansão, crise, declínio e segmentação no ensino superior em turismo. REVISTA TURISMO EM ANÁLISE, v. 30, p. 214-230, 2019.
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/150507
2) FREITAG, M. J. C.; SILVA, F. S. . Banheiro de Gente: ressignificação da classificação dos banheiros na experiência do campus Belford Roxo do IFRJ. In: XAVIER, D. R.; ANDRADE, I. B. de; OLIVEIRA, V. de P. S. de. (Org.). Experiências Exitosas da Reditec 2018: trabalhos premiados / Successful Experiences at Reditec 2018: best paper award. 1ed.Campos dos Goytacazes: Essentia, 2019, v. , p. 62-97. https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/livros/article/view/14494
3) FREITAG, M. J. C.; VIANA, S. da S. ; JESUS, V. L. B. . A Trajetória do PIBID/IFRJ, campus Nilópolis e suas contribuições na formação inicial de professores. In: III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Encontro Nacional do PIBID, 2012, São Luis (MA). Anais do II ENCLIC e II ENPIBID. São Luís (MA): Universidade Federal do Maranhão, 2012.
4) BONFIM, I. de O. B. ; FREITAG, M. J. C. . Educação em Turismo: conhecimento crítico versus técnica. Revista de Estudos Turísticos, v. 19, p. 19, 2006.
https://bompasseio.net/2018/12/03/educacao-em-turismo-conhecimento-critico-vs-tecnica/