CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos

Política, Direitos, Violência e Homossexualidade. Pesquisa 9ª Parada do Orgulho GLBT São Paulo 2005 (2006)

COORDENAÇÃO GERAL DA PESQUISA: Sérgio Carrara (CLAM/IMS/UERJ;Pesquisador CNPq), Sílvia Ramos (CESeC/UCAM), Júlio Assis Simões (USP e PAGU/UNICAMP), Regina Facchini (APOGLBT-SP e UNICAMP),

PESQUISADORA ASSISTENTE: Paula Lacerda (CLAM/IMS/UERJ)

ESTATÍSTICA RESPONSÁVEL: Greice Maria S.da Conceição (CESeC/UCAM)

ISBN: 85-89737-06-3


Realizada em parceria com grupos ativistas e instituições acadêmicas, a pesquisa visa levantar dados sobre vitimização e discriminação de homossexuais no Brasil. Enfoca também aspectos relativos à sociabilidade e sexualidade de gays, lésbicas e transgêneros, além de traçar o perfil social e político dos manifestantes das paradas de orgulho GLBT.
Em 2003 e 2004, o estudo foi realizado em conjunto com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec) da Universidade Cândido Mendes e com o Grupo de Conscientização Homossexual Arco–Íris (GAI) durante a Parada de Orgulho GLBT do Rio de Janeiro.
Em 2004, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Antropologia do Corpo e da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUPACS), com o Grupo Pela Livre Expressão Sexual (Nuances) e com o Cesec, a pesquisa foi também realizada na Parada Livre de Porto Alegre.
Em 2005, a pesquisa foi feita na 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, numa parceria do CLAM e do Cesec com a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, com o Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (Unicamp) e com o Departamento de Antropologia da USP.