Os cursos a distância Gênero e Diversidade na Escola (GDE) e o de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR), ambos desenvolvidos pelo CLAM em parceria com o governo federal, foram destacados como exemplos de boas práticas no site da Rio+20.
Originalmente iniciado como uma ação de formação nas temáticas de gênero e feminismo para o corpo docente da rede pública de educação, o GDE desdobrou-se em um curso de formação de professores sobre gênero, relações étnico-raciais e orientação sexual. Foi realizado um projeto piloto de um curso de ensino a distância (EAD) para a formação de professores da rede de ensino médio, aplicado nas cinco regiões, contemplando 6 municípios e mil vagas ofertadas. A taxa de evasão ficou abaixo de 19%, considerado um baixo índice para cursos deste tipo. Em 2008 foram firmados convênios com 20 universidades para EAD, capacitados mais de 13 mil professoras e professores. No ano seguinte houve a adesão de mais 11 universidades, o que elevou para 31 universidades ofertantes, distribuídas por diversos estados. Nesse período foram atendidos cerca de 15 mil professores(as).
Já o Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR) tem como objetivo instrumentalizar gestores para intervenção nos processos de concepção, elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas e ações, de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas. É dirigido a servidores dos três níveis da Administração Pública, preferencialmente das áreas de educação, saúde, trabalho, segurança e planejamento, integrantes dos Conselhos de Direitos da Mulher, do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, dos Conselhos de Educação, dirigentes de organismos não governamentais ligados à temática de gênero e da igualdade étnico-racial. O Curso GPP GeR está em andamento, agora com turmas em sete universidades federais.
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