Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates
Lutas, processos de cuidado e acesso à saúde de pessoas trans
Quarta-feira 28 de abril de 2021, 17h no YoutTube do CLAM.
Clique aqui para acessar
Esta edição do Gênero & Desigualdades + Saúde – Debates traz para discussão a questão das lutas e dos processos de cuidado envolvidos no acesso à saúde da população trans.
Participam:
SARA WAGNER YORK – Educadora, pai, travesti, avó, PcD, doutoranda em Educação e pesquisadora GESDI/FFP/UERJ
CLEITON VIEIRA DO REGO – Professor de Antropologia Social na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da UFRN. Doutor e mestre em Antropologia Social (UFRN). Atua no campo da Antropologia da Saúde e da Doença. Estuda ativismos biossociais e biossocialidades; circulação, produção e apropriação de conhecimentos médicos sobre corpos sexuados; saúde e medicina trans; adoecimentos de longa duração; inovação médica, ciência e (bio)tecnologia, e práticas profissionais em saúde.
MAYA FOIGEL – Psicóloga e psicanalista, dedicada ao atendimento da população trans no SUS (Sistema Único de Saúde – IPQ-HC-FMUSP e FCMSCSP). Co-fundadora do grupo de trabalho Generidades no Instituto Sedes Sapientiae e é fundadora do TRANSITAR – clínica, ensino e consultoria em questões de diversidade de gênero e sexualidade no Instituto Gerar de Psicanálise. É membra da WPATH – World Professional Association of Transgender Health e co- autora do livro "Tota e o Calombo" da Ed. Incompleta.
GUILHERME ALMEIDA – fez graduação na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ), é mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Atualmente é professor adjunto da FSS/UERJ, onde desenvolve projetos de extensão/assessoria/pesquisa, acompanha estagiários e orienta trabalhos acadêmicos sobre relações de gênero e sexualidade, com ênfase nas experiências e políticas públicas relacionadas à transexualidade. É sub-coordenador do Laboratório Integrado de Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (LIDIS/UERJ).
Mediação:
UESLEI SOLATERRAR – Coordenador técnico do CAPS III Casa Azul (Mesquita-RJ) e doutorando em saúde coletiva (IMS/UERJ).
O Debates ocorrerá AO VIVO esta quarta-feira, 28 de abril, a partir das 17h, pelo canal Youtube do CLAM, em simultâneo com o canal do Pagu/Unicamp no Facebook e com o YouTube do Numas.
Perguntas da plateia online serão encaminhadas às/aos convidades.
As gravações dos Debates ficam disponíveis nesses canais.
O projeto GÊNERO & DESIGUALDADES é uma realização em parceria do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (Cocen/Unicamp) e do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Socais da Diferença (PPGAS/USP), sob organização das pesquisadoras Regina Facchini (Pagu/Unicamp) e Carolina Parreiras (Numas/USP). Tem por objetivo divulgar trabalhos e reflexões clássicas e contemporâneas com foco em gênero e em suas articulações com outras diferenças e desigualdades. Esta atividade foi produzida em parceria com o Centro Latino-americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM/IMS/UERJ), a partir da articulação com as pesquisadoras Alessandra Brigo e Viviane Mattar.