Na última década, tem se apresentado um aumento significativo de pesquisas sobre uma heterogeneidade expressiva de temáticas a respeito das sexualidades e, mais particularmente, das homossexualidades, entendidas necessariamente em termos plurais, social e culturalmente. Desde a década de 1990, esse crescimento articula-se de modo direto, seja em planos locais/nacionais e globais, à re-emergência e consolidação histórica (renovada) de movimentos sociais e organizações que têm a sexualidade e os direitos sexuais como elementos fulcrais norteadores de suas idéias, ações e demandas específicas. Políticas singulares em defesa da garantia da cidadania plena a todos e, igualmente, a consideração de direitos específicos estão sendo discutidas e demandadas ao mesmo tempo em que as pesquisas têm considerado as experiências e dinâmicas sócio-culturais dos mais diferentes sujeitos.
A sigla LGBT vem articular um escopo abrangente de experiências, identidades, redes e segmentos sociais que, ao mesmo tempo, esclarecem, confundem e re-orientam perspectivas das mais diversas pessoas e grupos sociais no Brasil e na América Latina contemporânea. Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, transgêneros, intersexuais, dentre muitas outras nomeações e identidades estão, direta e indiretamente, envolvidos com questões que tratam de direitos específicos, de políticas públicas, de parcerias e conjugalidades, de saúde e doença, de produção cultural e estética, de sociabilidades e mundos sociais que, ora divergem ora convergem, com ordenações sociais dominantes.
Nas três sessões que o compõe, este fórum pretende captar um conjunto amplo de questões sobre o tema através de pesquisadores e acadêmicos que estejam produzindo sistematicamente no campo das ciências sociais, particularmente da Antropologia, nos últimos anos. Cada sessão terá como dinâmica própria um tema central a ser exercitado pelos participantes do Fórum.
Reunião Equatorial de Antropologia, UFRN/Natal/RN
19 a 22 de agosto de 2009
Coordenação: Carlos Guilherme Octaviano do Valle (UFRN) e Laura Moutinho (USP).
Local: auditório B – Centro de Ciências Humanas Letras e Artes/UFRN.
Programação
Dia 20/08
17:30/19:30
1ª Sessão: Experiências Lésbicas, Transsexuais e Travestis
Expositores: Berenice Bento, G.Almeida, Larissa Pelúcio
. Dia 21/08
17:30/19:15
2ª Sessão: Violência, homofobia e garantia de direitos específicos
Expositores: Alipio Souza Filho, Gustavo Venturi, Sérgio Carrara e Laura Moutinho
19:30/21:00
3ª sessão: cultura, historicidade e mobilização GLBTT.
Expositores: Júlio Simões, Fabiano Gontijo e Carlos Guilherme O. Valle
Relatores: Cristina Donza (UFPA) e Flavio Leonel Silveira (UFPA).